Pomada modeladora é proibida pela Anvisa; saiba o motivo

Ardência nos olhos, lacrimejamento intenso, coceira, vermelhidão e inchaço nos olhos e dores de cabeça são sintomas frequentes.

Você costuma utilizar pomadas para modelar, trançar e fixar seus cabelos? Se a resposta for sim, tenho uma má notícia pra você! Todos esses cosméticos estão sendo proibidos de ser comercializados por motivo de segurança. Isso tudo porque o produto estava causando cegueira em quem utilizava. Pensando bem… É uma boa notícia, não é mesmo?! Confira tudo sobre o assunto.

Resolução n° 475

Publicada no Diário Oficial da União, na última quinta-feira, 9, a Resolução nº 475 interditou de forma temporária a produção desses cosméticos, até que sejam realizados testes, análises e outras providências possíveis para concluir a investigação sobre casos de intoxicação.

A Anvisa ainda informou que as pomadas existentes nas residências ou em salões de beleza, que foram compradas antes da publicação da resolução, não deverão ser usadas enquanto a medida estiver em vigor. Ainda no fim do ano passado, a Anvisa alertou para o risco de cegueira temporária, provocada pelo uso de produtos para trançar e modelar cabelos comercializados em todo o país.

Outros efeitos foram observados, como ardência nos olhos, lacrimejamento intenso, coceira, vermelhidão e inchaço dos olhos, dores de cabeça e queda intensa de cabelo. De acordo com informações, as reações ocorrem principalmente depois que os usuários aplicam as pomadas e mergulham no mar, em piscinas, tomam banho de chuva ou transpiram. Tudo isso porque a pomada escorre pelo rosto e entra em contato com os olhos.

Cuidado!

A Anvisa orienta os consumidores a não usarem ou adquirirem essas pomadas. No entanto, se você tiver usado recentemente, lave os cabelos com cuidado, com a cabeça inclinada para trás, para que o produto não escorra para os olhos. No caso de contato com os os olhos, lave imediatamente seu olho com água em abundância. Se houver intoxicação, procure o serviço de saúde mais próximo.

Já para os profissionais de salões de beleza e comércio em geral, a Anvisa reforça que os produtos não podem ser comercializado de forma alguma. No caso de reações, informe a Anvisa por meio de um formulário online. Se você for profissional da saúde e realizou atendimentos a pacientes com danos à saúde devido ao uso dessas pomadas, você deve notificar a Anvisa pelo site.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.