Vendas de carros elétricos bateram recorde em 2021
Os carros elétricos chegaram para ficar e bateram recorde de vendas em 2021.
Os automóveis elétricos estão ganhando cada vez mais espaço no mercado. Desse modo, as vendas de carros elétricos em 2021 superaram os anos anteriores, ou seja, esse tipo de veículo está fazendo sucesso absoluto. Nesse sentido, confira um pouco mais sobre os motivos que estão levando as pessoas a preferirem esses modelos.
Leia mais: Confira como será o modelo do próximo carro elétrico da Nissan
Vendas de carros elétricos em 2021 batem recorde
O ano de 2021 foi muito favorável às vendas dos veículos elétricos e os números provam isso. A Agência Internacional de Energia realizou um levantamento que mostrou uma participação de 8,57% desses carros em 2021. Em contrapartida, em 2020, foi de apenas 4,11%, portanto, o crescimento foi mais do que o dobro no ano passado.
Contrariando tendências
Em decorrência da pandemia de Covid-19, o ano de 2020 não foi muito bom para o mercado geral de automóveis. No entanto, indo contra essa queda, as vendas de carros elétricos passaram para 3 milhões, assumindo 4,1% das vendas totais.
Além disso, de acordo com um relatório do Financial Times, as vendas dos veículos com zero emissão de poluentes superaram pela primeira vez na história as de carros movidos a gasolina na Europa. Nesse sentido, alguns modelos obtiveram destaque, como os da Tesla.
Por que os carros elétricos estão fazendo tanto sucesso?
Algumas montadoras como a Tesla e a Volkswagen receberam incentivos através de subsídios governamentais de países europeus como Alemanha e França para impulsionar o comércio dos carros elétricos em 2021. Assim, esse foi um ponto muito importante para alavancar as vendas.
Por outro lado, o comprometimento das empresas a fim de diminuir suas pegadas de carbono e se tornarem mais sustentáveis também foi importante para o sucesso de vendas desses veículos, devido à urgência na redução dos impactos ambientais negativos.
Quais países estão aderindo mais aos carros elétricos?
A estimativa é de que existam aproximadamente 16 milhões de carros elétricos em atividade ao redor do mundo no momento. Com isso, a maioria (em torno de 16%) está na Europa, seguido pela China (14%) e, bem atrás, estão os Estados Unidos, com 4,5% dos carros elétricos em circulação no mundo. Esses números tendem a crescer consideravelmente até 2030.
No Brasil não está sendo diferente. Embora com uma participação mais tímida, os carros elétricos também estão ganhando espaço por aqui. Dessa forma, foram 2.860 emplacamentos desse tipo de automóvel registrados no país em 2021, sendo que o Nissan Leaf Tekna ficou no topo da lista, com 439 vendas.
Comentários estão fechados.