Afinal, tomar banho após as refeições faz mal? Essa dúvida persiste no dia a dia e muitos entendem que se trata de um ‘mito’, algo que não tem problema, desde que não esteja com o corpo submerso na água, como nas piscinas.
De acordo com especialistas em nutrição, a resposta é taxativa: sim, tomar banho após se alimentar é prejudicial à saúde.
Entre outras razões, a alimentação altera a circulação de sangue e a digestão, o que se torna mais sensível quando estamos no banho, especialmente na água quente. A seguir, veja motivos para evitar essa higienização após se alimentar.
Saiba por que devemos evitar o banho após a refeição
Aumento da pressão arterial
Refeição antes do banho: por que evitar? – Imagem: Pixabay
Especificamente no caso dos banhos quentes, a água aumenta a pressão arterial, e a digestão dos alimentos também afeta esse aspecto do corpo.
Logo, se a pessoa tem um problema de hipertensão, deve esperar ao menos meia hora antes de entrar na água.
Distúrbios digestivos
Quando comemos, há o aumento da circulação sanguínea no estômago e intestino para digerir o alimento, mas, durante o banho, essa circulação elevada ocorre na pele. Com isso, há um desvio sanguíneo, o que é o suficiente para causar a indigestão.
Gasto de energia
Em processo parecido, quando nos alimentamos há gasto maior de energia corporal para gerar o metabolismo necessário à digestão.
Contudo, no banho, também há liberação energética para regular a temperatura corporal, gerando sobrecarga.
Desidratação
Durante o banho, especialmente sob a água quente, há perda de água do organismo por evaporação. Isso pode gerar desidratação após uma refeição, quando o organismo trabalha mais que o normal.
Gasto de energia
Por fim, durante o banho, há um gasto natural de energia por conta do contato do corpo com a água.
Já a alimentação demanda maior energia para a digestão e o metabolismo dos alimentos, tal consumo energético pode diminuir durante o banho.
Portanto, sempre que se alimentar, especialmente se for refeição mais pesada, evite o banho em sequência. Com esse cuidado básico, não passa por problemas de saúde e de indigestão.
