Vestibular 2023 do IFMS recebe inscrições via Enem
São 200 vagas gratuitas para quatro cursos de graduação oferecidos pelo processo seletivo do Instituto Federal; veja mais.
As inscrições para o Vestibular 2023 via Enem do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) estão abertas até o dia 14 de fevereiro e são totalmente gratuitas, ou seja, sem a cobrança de nenhuma taxa. O processo seletivo é exclusivamente destinado aos candidatos que participaram de alguma edição do Enem entre 2013 e 2022, já que a maneira de avaliação é o Exame Nacional do Ensino Médio.
O IFMS informa que, para a obtenção da nota total, é utilizada a média ponderada das notas do Enem. Além disso, os candidatos precisam ter recebido nota maior do que zero na prova de redação. Cada área de conhecimento tem um peso diferente para o cálculo da nota total de cada um dos cursos oferecidos pelo Instituto, podendo ser conferidos no item 5.2.1 do edital, disponível aqui.
A classificação dos candidatos será realizada em ordem decrescente, conforme a maior nota recebida entre as edições consideradas do Enem, levando em consideração a opção de cota do candidato. A primeira chamada está com a divulgação prevista para o dia 16 de fevereiro, e as matrículas devem ser feitas entre 23 do mesmo mês e 3 de março.
Vagas e cursos disponíveis pelo IFMS via Enem
No total, o Vestibular 2023 do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul disponibiliza 200 vagas, nos seguintes cursos de graduação e campi que seguem:
Campus Nova Andradina
- Agronomia: 40 vagas;
- Análise e Desenvolvimento de Sistemas: 40 vagas.
Campus Ponta Porã
- Agronomia: 40 vagas;
- Gestão de Negócios: 40 vagas.
Campus Jardim
- Licenciatura em Computação: 40 vagas.
Cabe ressaltar que metade das vagas são reservadas para os candidatos que estudaram na rede pública durante todo o ensino médio. Ainda, dessas vagas, 50% serão destinadas para quem tem renda familiar por pessoa menor do que um salário mínimo e meio.
Por fim, existem também as cotas destinadas aos candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas, além das pessoas com deficiência. Para participar dessas cotas, é preciso informar durante o cadastro no vestibular.
Para se inscrever, basta acessar a página do candidato no site do IFMS.
Comentários estão fechados.