Vestibular Unicamp: Veja quando começam inscrições
Instituição de ensino prevê abertura de 2.540 vagas em 69 cursos. Fique atento ao calendário do exame da universidade.
Apesar de o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ser utilizado como porta de entrada para a maioria das instituições de ensino superior, algumas ainda preferem o vestibular tradicional. É o caso da Universidade de Campinas (Unicamp), que divulgou nesta segunda-feira, 27 de fevereiro, o calendário do seu processo seletivo.
A Unicamp acredita que haverá 2.540 vagas para 69 cursos. As graduações serão oferecidas nos campi de Campinas, Limeira e Piracicaba.
Calendário do Vestibular Unicamp 2024
As inscrições para o vestibular da Unicamp começam no dia 31 de julho e vão até 31 de agosto. Tudo será feito no site da comissão organizadora do exame, a Comvest.
Depois de fazer a inscrição, o candidato deverá pagar uma taxa, cujo valor ainda não foi decidido. No vestibular anterior, o custo foi de R$ 192.
Alguns grupos podem ter isenção do valor. O prazo da solicitação para isenção do benefício vai de 15 de maio a 5 de julho. A lista de contemplados será divulgada no dia 28 de julho, conforme informações da Comvest.
Datas da prova
A primeira fase do vestibular da Unicamp acontecerá no dia 29 de outubro. A segunda está marcada para os dias 3 e 4 de dezembro.
As provas de habilidades específicas – comuns para os cursos de Arquitetura e Música – acontecerão entre 7 e 9 de dezembro.
As datas foram pensadas para não coincidir com os vestibulares de outras universidades públicas, como a Universidade de São Paulo (USP), e nem com o Enem.
Como é o vestibular da Unicamp?
O padrão da prova da Unicamp segue o modelo abaixo:
- Primeira fase: 72 questões objetivas e prova com duração de até 4 horas;
- Segunda fase: No primeiro dia, todos os estudantes têm de fazer questões dissertativas de português, literatura e interdisciplinares em inglês. No segundo, os candidatos também respondem questões dissertativas, mas nas disciplinas de matemática interdisciplinar de ciências humanas, e interdisciplinar de ciências da natureza. Além disso, há questões de conhecimentos específicos conforme opção de curso: biológicas e saúde, exatas e tecnológicas e humanas e arte.
Comentários estão fechados.