Vestimenta pode influenciar no seu desempenho profissional

EHL Hospitality Business School, em Lausanne, na Suíça, obriga seus alunos a se vestirem como se estivessem em um local de trabalho

Embora o mundo profissional esteja cada vez mais diversificado e inclusivo em relação à vestimenta, é importante lembrar que a aparência pessoal ainda pode influenciar a percepção das pessoas sobre a competência e a confiança de um indivíduo. Por esse motivo, a universidade EHL Hospitality Business School, em Lausanne, na Suíça, obriga seus alunos a se vestirem como se estivessem em um local de trabalho.

“Ao entrar em qualquer contexto profissional, sua aparência, atitude e comportamento podem desempenhar um papel fundamental na forma como as pessoas o percebem”, diz o código da escola. “Dependendo da situação, como você interage com o mundo e como se apresenta pode até lhe dar uma vantagem competitiva.”

Vestir-se de maneira adequada ao ambiente de trabalho, respeitando o código de vestimenta estabelecido pela empresa, pode ajudar a transmitir uma imagem profissional e confiável. Isso inclui desde trajes formais para reuniões importantes até roupas mais informais para ambientes mais descontraídos.

Pesquisadores observaram menos como nossas roupas fazem os outros nos perceberem, e sim, como elas nos fazem pensar sobre nós mesmos e como influenciam nosso comportamento no trabalho. Dessa forma, foi identificado que, quando nos sentimos bem com nossa aparência, temos um desempenho melhor em nossas funções.

Foram analisados três aspectos distintos das nossas roupas e seu impacto na autoimagem:

  • Estética: A roupa chama a atenção?
  • Conformidade: O estilo de roupa é semelhante ao que os colegas de trabalho usam?
  • Singularidade: O look é especial ou difícil de reproduzir?

Ainda segundo pesquisadores, muitas vezes fazemos uma forte associação entre nossa aparência estética e nossa atratividade pessoal. Com isso, usamos nossas roupas para obter um sentimento de pertencimento a um grupo, além de nos esforçamos para ser únicos por meio de roupas diferentes.

Quando os funcionários sentem que estão bem e que suas roupas são únicas, isso pode resultar em maior autoestima, o que os torna mais produtivos e mais propensos a atingir seus objetivos.

“A roupa é uma parte muito importante da vida cotidiana”, concluem os pesquisadores. “Os gerentes podem informar aos funcionários que o que eles vestem pode afetar seu comportamento. Não se trata de definir uma política do que você deve vestir, mas de informar que isso pode ter um impacto positivo”.

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