Viajar descalço no avião: isso JAMAIS deve ser feito
Voos contam com diversas medidas de segurança e de higiene, como manter os sapatos nos pés o tempo todo.
Viajar de avião é um momento que exige muitas medidas de segurança e de higiene. Afinal de contas, as aeronaves carregam milhares de pessoas por dia e a atenção precisa ser redobrada.
No entanto, alguns hábitos, como tirar os sapatos, parecem inofensivos em um primeiro momento, mas representam muito perigo.
Que tipo de perigo podemos ter ao viajar descalço no avião? Além do cheiro muitas vezes desagradável, há problemas mais sérios que devemos considerar antes de relaxar os pés na viagem.
Cuidados com os pés descalços no avião
Quando as viagens são longas, transcontinentais, com mais de 10 horas de duração, o cansaço e o desconforto são naturais para os passageiros do avião.
Por isso, muitos optam por relaxar e tirar os sapatos para aliviar o cansaço e melhorar a circulação sanguínea.
Entretanto, especialistas recomendam que jamais devemos tirar os calçados enquanto estamos dentro da aeronave. Isso vale para antes do avião alçar voo, quanto durante o trajeto, que nem sempre é curto.
Isso porque os aviões são sujos e o chão deles é ainda pior, devido à grande quantidade de passageiros circulando.
Como entre um voo e outro o tempo de espera muitas vezes é curto, os funcionários não têm tempo hábil para fazer uma limpeza adequada. Assim, a higienização é feita de forma parcial, agravando mais a situação.
Riscos do contato do pé com o chão
No caso específico do avião, tirar sapatos faz com que o pé tenha contato com a sujeira e, consequentemente, maior chance de se contaminar com alguma bactéria presente no ambiente. Em alguns casos, há até a possibilidade de surgir frieiras ou outras contaminações típicas.
Desse modo, se for fazer uma viagem mais prolongada de avião, evite sapatos muito apertados. Nesse caso, opte por um calçado mais ventilado, flexível e macio, o que garantirá mais tranquilidade e conforto na viagem.
Comentários estão fechados.