Vício em trabalho? Veja como evitar

Já parou para pensar em quanto tempo tem se dedicado ao seu trabalho? Algumas pessoas ainda não se deram conta, mas são viciadas em trabalhar.

0

Já parou para pensar em quanto tempo tem se dedicado ao seu trabalho? Algumas pessoas ainda não se deram conta, mas são viciadas em trabalhar. Para identificar o seu nível dependência, observe a quantidade de atividades extras que tem levado para casa ou o período que tem passado no escritório concentrado nos seus afazeres, sem ao menos olhar para o que está acontecendo em sua volta.

A princípio, você pode não perceber, mas o seu corpo e sua mente possivelmente estão sobrecarregados, pedindo um tempo de descanso para relaxar. Além disso, pessoas próximas, como amigos e familiares, podem se sentir invisíveis quando estão ao seu lado, pois sua atenção está em outras coisas. Caso tenha se identificado com alguma dessas situações, não se desespere, pois temos algumas dicas que podem te ajudar a se livrar desse vício.

1 – Execute o seu trabalho no trabalho

A primeira lição e talvez a mais importante seja essa. O expediente de trabalho existe para que você possa desempenhar as suas funções da melhor forma possível, mas, fora dele, tente se desligar. As pessoas viciadas comumente não sabem separar o momento de trabalho do momento de descaso ou lazer. Empilham uma quantidade expressiva de tarefas e levam para outros lugares, principalmente para casa. O indicado é que o horário de ir embora seja respeitado e dali em diante se desconecte do que estava sendo feito. Deixe para retornar as suas obrigações no dia seguinte.

2 – Reserve um tempo para fazer o que gosta

Diante de tantas obrigações e dedicações excessivas, é comum que o viciado em trabalho esqueça-se das coisas que gosta de fazer, tanto sozinho quanto com a família e amigos. No tempo livre, lembre-se de ler um livro, assistir um filme, ouvir música, fazer atividades físicas ou qualquer outro exercício que ajude a sua mente a descansar e

3 – Faça intervalos durante o expediente de trabalho

Trabalhar horas seguidas, sem nenhuma pausa, pode causar um grande desgaste no corpo e na mente. O seu cérebro precisa de descanso e não consegue se concentrar efetivamente por longos períodos. Para te ajudar a ser mais produtivo, o ideal é reservar de 5 a 10 minutos, assim, deixará de ter a impressão de que está trabalhando o tempo todo. Através desse hábito, você pode desaproximar gradativamente do trabalho compulsivo e ainda se tornar um profissional melhor e mais saudável.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.