A vida após os 30 anos é mais difícil? Terapeutas respondem!
Terapeutas informam que adultos alegam dificuldade maior de viver após os 30 anos. A explicação para isso está relacionada com traumas do passado, entenda os motivos.
Que a vida pode ser complicada, todos nos sabemos. Porém, para alguns, a dificuldade maior começa depois dos 30 anos. O motivo para isso será explicado pelos terapeutas no texto abaixo, onde será explicado, o porquê desse sentimento de dificuldade e porque ele acontece nessa faixa de idade.
Traumas passados
Um dos principais motivos para essa dificuldade, são causados por traumas passados, principalmente os da infância. É nessa fase que carregamos traumas para o resto da vida, são os mais difíceis de tratar, pois, segundo especialistas, já vivemos tanto tempo com eles que acreditamos que não conseguimos mudar.
O trauma relacional é em resumo, um trauma que é resultado de um longo tempo convivendo em uma relação desequilibrada e disfuncional de poder. Essa relação ocorre muito entre uma criança e o seu responsável, e por conta disso, resulta em impactos biopsicossociais complexos, que persistem no indivíduo durante toda sua vida, caso não seja tratado.
Esses aspectos biopsicossociais, são as rachaduras que ao longo do tempo vão aumentando com o passar dos anos se não tratada. E quando o adulto chega mais ou menos aos 30 anos, quando a maioria já não mora com seus pais ou cuidadores, eles acabam percebendo o quanto era defeituosa essa relação.
Por que aos 30 anos?
Quando somos jovens, adolescentes e jovens adultos, crescemos acreditando que essa relação, principalmente com nossos pais, é algo normal e natural. Vamos ignorando o fato que eles também são seres humanos com muitos defeitos e que provavelmente tem seus traumas e não os trataram e isso acaba refletindo no convívio entre eles.
E por dependermos financeira e emocionalmente de nossos pais, temos uma relativa falta de responsabilidade e isso facilita um pouco o convívio. Mas após a saída de casa e quando começamos a depender apenas de nós mesmos, percebemos como era defeituoso a relação e os traumas passados vem à tona. Somos mais cobrados na nossa vida adulta, a antiga falta de responsabilidade que tínhamos quando jovens, já não podemos ter. Ao perceberem isso, muitos adultos tem gatilhos psicológicos que afetam diretamente sua vida, o que acaba se tornando, para eles, a fase mais difícil de suas vidas.
Comentários estão fechados.