Videogames podem aprimorar habilidades mentais, aponta estudo

Após realizar uma série de testes com jogadores e não jogadores de videogame, pesquisadores apontam benefícios do hábito.

A maior parte dos jovens do nosso tempo jogam algum tipo de videogame, e se beneficiam dos mais diversos formatos de jogos eletrônicos. Porém, o que poucos sabem é que essa prática pode não ser apenas mera diversão. Isso porque novo estudo sugere uso de videogames para treinamentos, entenda.

Leia Mais: Estudos sugerem que perfeccionismo entre os jovens está aumento.

Como funcionou o estudo

Essa nova percepção é fruto de um estudo de pesquisadores da Universidade do Estado da Geórgia, nos Estados Unidos. Em publicação recente na revista Neuroimage, os autores compartilham suas descobertas após estudo com 47 jovens.

No caso, os pesquisadores dividiram o grupo de analisados entre 28 pessoas que se veem como jogadores assíduos e 19 que não jogam videogames. Em seguida, eles utilizaram tecnologia de Ressonância Magnética Funcional para testar a tomada de decisão desses jovens.

Assim, a expectativa era saber como o cérebro de alguém que joga videogames está mais apto para fazer escolhas rápidas e precisas. Então, os resultados mostraram justamente o que já se esperava que é a maior habilidade em resolução de problemas por quem joga videogame.

Com isso, se discute o quanto que o hábito de jogar games pode influenciar no surgimento de novos líderes mundiais com pensamento estratégico a partir dos games. Entretanto, ainda se estuda as consequências negativas desse conteúdo na mente dos jovens.

Uso de Games para treinamentos

No mesmo estudo, os pesquisadores sugerem que essa informação pode levar a uma nova forma de realizar treinamentos de aperfeiçoamento mental. Afinal, os videogames podem contribuir muito para que se desenvolva reflexos rápidos na hora de tomar decisões importantes.

Por exemplo, já se pensa na possibilidade de estudar mais métodos de desenvolvimento pessoal através dos games. Assim, a pessoa que não tem vivência na área poderá adquirir novas habilidades que lhe serão muito úteis.

Inclusive, esse é apenas um dos diversos estudos que surgem todos os dias e que correlacionam o uso de videogames com a melhoria das habilidades mentais. Isso demonstra que a neurociência cada vez mais busca métodos de aperfeiçoar as pessoas para lidar com os complexos problemas atuais.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.