Vídeos impressionantes mostram queda de meteorito de meia tonelada no sul do Texas; Assista!
Um meteorito de meia tonelada caiu nos EUA e vídeos mostram como tudo aconteceu.
Na semana passada, pairou um clima de medo, surpresa e incertezas no sul do Texas, nos Estados Unidos. Um meteorito de meia tonelada caiu naquela região e vídeos mostram como tudo aconteceu. As imagens viralizaram nas redes sociais – assista abaixo.
Segundo a Nasa, o meteorito entrou na atmosfera da Terra no dia 15 de fevereiro, nos arredores da cidade de McAllen. O meteorito estava a uma velocidade de 43.000 km/h e, em determinado momento, se partiu em dois, formando uma bola de fogo nos céus.
A rede de televisão norte-americana CBS noticiou que policiais dos arredores da cidade ouviram o que descreveram como uma explosão no fim da tarde daquele mesmo dia. Além disso, o controle de tráfego aéreo de Houston, no Texas, teria recebido relatórios de aeronaves sobre o ocorrido.
De acordo com a Sociedade Americana de Meteoros, esta foi a terceira entrada de um corpo celeste na Terra em três dias. Antes dos EUA, meteoritos foram vistos na França e na Itália.
Veja o momento em que o meteorito de meia tonelada cai no Texas:
ALERT 🚨 Reports of ‘meteorite’ seen over Mission in South Texas as terrified residents report loud explosion and shaking homes
— Insider Paper (@TheInsiderPaper) February 16, 2023
#BREAKING #Meteor #Meteorite #Texas #Mission
Finally some footage of the meteorite! pic.twitter.com/glXSNZUoHu
— truthseeker (@619blkout) February 16, 2023
O que acontece quando estes corpos entram na atmosfera terrestre?
Quando um meteorito entra na atmosfera terrestre, ele é aquecido pela fricção com o ar em altas velocidades, o que faz com que ele se torne incandescente e crie uma faixa de luz brilhante no céu, conhecida como “meteoro” ou “estrela cadente”.
O ar em torno do meteorito também é ionizado, o que cria uma trilha luminosa que pode ser vista a olho nu. A maioria dos meteoros se desintegram completamente antes de atingir a superfície da Terra devido ao calor gerado pela fricção com o ar. Isso pode criar uma explosão sônica, que é um estrondo sonoro resultante da onda de choque criada pelo objeto em alta velocidade.
Além disso, conforme explicou a Nasa em comunicado ao The New York Post, embora estes corpos celestes caiam em alta velocidade, desacelerar à medida em que caem pela atmosfera. Ademais, geralmente não são um risco ao planeta ou à população.
Comentários estão fechados.