Você conhece o café verde? Saiba quais são os benefícios desse grão

Apesar de ser praticamente o mesmo produto que o café tradicional, o café verde oferece alguns benefícios extra e é mais saudável.

Na natureza há uma lógica que diz que todo e qualquer material é mais saudável na sua forma integral, e isso não é diferente no caso do café verde, também conhecido como café integral.

Essa espécie de grão, que não é tão conhecida assim, nada mais é que uma versão não processada do café que conhecemos, na qual a torra não acontece.

Por não sofrer alterações para ficar mais palatável, o café verde preserva uma substância chamada ácido clorogênico, que comprovadamente possui diversos tipos de propriedades benéficas ao corpo humano.

Neste artigo falaremos um pouco mais das características do café verde e, claro, informaremos que tipo de benefícios o consumo deste grão pode trazer ao corpo.

(Imagem: divulgação)

Café verde: é gostoso?

Como foi dito acima, o café verde é o café não processado, antes de ser torrado e da forma como é colhido da planta.

A torra do café serve exatamente para dar esse aspecto negro e aquele gosto característico à infusão que é amada por tantas pessoas.

Dessa forma, há de se convir que o café feito a partir do grão não processado tem um gosto um pouco diferente, um pouco mais amargo que o normal.

Porém, as propriedades conservadas no café verde com certeza são motivo suficiente para o consumo do grão.

Benefícios do café verde

O ácido clorogênico que permanece no café integral é o responsável por grande parte dos benefícios do grão. Além disso, o café verde também contém altas quantidades de cafeína, assim como o café “preto”.

Veja abaixo quais são esses benefícios!

É um forte aliado de quem deseja perder peso

O principal benefício do café verde, motivo pelo qual ele é mais procurado, são os seus “poderes” contra a gordura.

É claro que sozinho o grão não faz milagres, mas aliado a uma vida ativa esse produto natural tem os seguintes efeitos:

  • Efeito termogênico: o chamado efeito termogênico é o aumento da temperatura corporal causado por algumas substâncias, como o café e o gengibre, por exemplo. O que acontece é um aumento do metabolismo que acaba queimando gorduras no processo;

  • Transforma gordura em energia: por causa do seu efeito termogênico, o café verde transforma reservas de gordura espalhadas por todo o corpo em energia que ajuda na explosão muscular e turbinam as funções cerebrais;

  • Sacia o apetite: ingerir esse tipo de café antes das refeições pode aumentar a produção de um neuropeptídeo intestinal que é responsável por enviar a “mensagem” de que o estômago está cheio ao cérebro, acabando com a vontade de comer;

  • É diurético: o café verde pode ajudar os rins a trabalharem melhor, expulsando toxinas do corpo com mais facilidade.

Todos os benefícios citados acima podem eliminar gordura e peso de alguma forma.

Combate o diabetes

O café verde tem a capacidade de ajudar o corpo a metabolizar melhor as moléculas de açúcar que chegam ao sistema digestivo.

Com isso, a glicose não fica acumulada na corrente sanguínea, evitando os picos de glicemia que caracterizam o diabetes.

É anti-inflamatório

O ácido clorogênico presente no café integral também tem ação anti-inflamatória comprovada.

Portanto, doenças advindas de processos inflamatórios como artrite, artrose, bursite e tantas outras, podem ser combatidas pela substância.

Melhora a atividade cerebral

A energia criada pela ação termogênica do café verde afeta diretamente o cérebro, aumentando a sua capacidade de funcionamento.

Além do ácido clorogênico, a cafeína, que também pode ser encontrada em grandes quantidades no grão, ajuda nesse aspecto.

Dessa forma, o indivíduo que ingere o produto natural nota uma melhora na disposição física e na memória, por exemplo.

Combate doenças cardiovasculares

Uma das mais conhecidas propriedades do ácido clorogênico é o seu poder antioxidante.

Antioxidantes naturais combatem os radicais livres, que são substâncias nocivas que provocam a morte de diversos tipos de células, inclusive as cardíacas.

Por sua vez, a ação dos radicais livres no corpo também é chamada de estresse oxidativo e é um problema para a saúde.

Assim, por ser um combatente dos radicais livres, o ácido clorogênico presente em abundância no café verde pode livrar o coração e outros órgãos de doenças graves.

Contraindicações

O café integral não possui contraindicações severas para pessoas saudáveis.

Contudo, existem indivíduos sensíveis ao café convencional e à cafeína que devem ter cuidado ao consumir a substância.

Além disso, não é recomendado usar a infusão do café verde como substância medicinal sem a supervisão de um médico.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.