Você cria uma calopsita? Jamais dê ESSAS 9 plantas a ela

De acordo com especialistas, esses vegetais contêm substâncias tóxicas para essa espécie de ave.

Donas de um visual maravilhoso, as calopsitas, que são originárias da Austrália, caíram nas graças de apreciadores de animais de estimação de todo o mundo.

Esses pássaros ornamentais são carismáticos e muito inteligentes, podendo até aprender gestos, assobios e algumas palavras menos complexas no dia a dia com seus donos.

Por outro lado, as calopsitas são conhecidas por serem um tanto quanto frágeis, podendo adoecer com facilidade se não forem mantidas em locais próprios e sob cuidados especiais.

Dentre esses cuidados especiais, está o afastamento das calopsitas de algumas espécies de plantas que podem ser tóxicas para elas.

Existem pelo menos nove plantas que se forem ingeridas por calopsitas podem até mesmo matá-las. Saiba que plantas são essas!

9 plantas proibidas para calopsitas

1. Antúrio

(Imagem: wirestock/Freepik/reprodução)

Para abrir a nossa lista temos o Anthurium spp., planta conhecida popularmente como Antúrio. Caracterizada por suas folhas vermelhas em formato de coração ela pode causar severas irritações no trato digestivo de aves do ramo genético das calopsitas.

2. Azaleia

(Imagem: divulgação)

A azaleia é um arbusto ornamental muito comum nos lares brasileiros, mas se for ingerida por calopsitas pode causar vômitos, diarreia e até ataques cardíacos nos animais.

3. Bico de papagaio

(Imagem: divulgação)

A Euphorbia pulcherrima, mais conhecida como bico de papagaio ou “flor de Natal” é uma flor que tem geralmente uma tonalidade vermelho-vivo muito bonita.

O problema é que essa planta também gera uma seiva leitosa que, se ingerida por calopsitas e outros animais de estimação, pode gerar um severo desconforto gastrointestinal. Todo cuidado é pouco!

4. Comigo ninguém pode

(Imagem: divulgação)

Outra planta que possui compostos que podem causar irritações no trato digestivo das aves é a comigo ninguém pode, caracterizada por suas grandes folhas. Você tem essa planta em sua casa e cria calopsitas? Então, preste atenção!

5. Espada de São Jorge

(Imagem: divulgação)

A popular Sansevieria spp., mais conhecida como “espada de São Jorge” é mais uma planta que pode provocar inflamações, diarreia e vômito se for consumida por calopsitas.

6. Hera

(Imagem: divulgação)

Essa espécie de trepadeira é muito comum e pode ser usada na ornamentação de casas e locais onde calopsitas são criadas.

Inclusive, por se esgueirar em paredes, a Hedera spp. pode facilmente ser acessada pelas aves, mas sua ingestão é tóxica para elas.

7. Lírio

(Imagem: divulgação)

Pois é, os belos lírios, que podem ser brancos, rosas e laranjas e têm sempre um perfume maravilhoso, podem levar a sua calopsita de estimação a óbito.

Isso porque a planta possui compostos altamente tóxicos que induzem insuficiência nos rins e em outros órgãos vitais. Muito cuidado!

8. Mamona

(Imagem: divulgação)

Chamada cientificamente de Ricinus communis, a mamona é repleta de ricina, uma substância tóxica até para seres humanos. Ou seja, se a sua calopsita ingerir partes das folhas ou os frutos dessa planta, pode não ter chances.

9. Tulipa

(Imagem: divulgação)

Símbolos dos Países Baixos (Holanda), as belíssimas tulipas são uma opção e tanto quando o assunto é ornamentação de casas, muito por causa da sua incrível variedade de cores.

Entretanto, se a casa a ser ornamentada tem animais de estimação, sobretudo pássaros, o cuidado deve ser redobrado. Em caso de ingestão, qualquer parte da tulipa pode levar a problemas gastrointestinais em aves.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.