Você deixa a chave na fechadura? Entenda por que este hábito NÃO é seguro
Especialista em segurança pública fala motivo de não deixar a chave para dentro na fechadura.
O que você faz quando chega em casa? Destranca a porta, passa a chave para dentro, tranca de novo e deixa a chave na fechadura, não é mesmo? Especialistas dizem que este não é o hábito mais seguro e que pode colocar sua residência em perigo.
Não se culpe por isso. Afinal, este é um dos hábitos mais comuns em todo o mundo. Afinal de contas, é prático deixar a chave ali, para o caso de precisar sair para pegar um delivery ou abrir a porta para um amigo ou parente que chega.
Também é, de certa forma, difundido que a chave na fechadura pode dificultar ladrões a forçarem sua entrada.
Deixar a chave na fechadura não é um hábito seguro
Esta é uma afirmação de Samuel Prieto, do Instituto Superior de Segurança Pública da Espanha (via Mundo Deportivo). Em uma entrevista ao canal de YouTube ‘El Panda Inversor’, ele disse, com todas as letras, que deixar a chave na fechadura não dá nenhuma segurança a mais.
Ele explicou que alguns tipos de cilindros da fechadura, que são a parte mais importante do item, têm dupla entrada. Ou seja, podem ser fechados por dentro e por fora. Sendo assim, tanto faz se a chave está de um lado ou não.
Inclusive, Prieto disse que isso pode até dar dor de cabeça ao morador. Se você sai e deixa a chave na fechadura e leva consigo uma cópia, ao tentar entrar pode travar a sua fechadura.
É lei
Em alguns países da Europa, o padrão é que as fechaduras tenham cilindro duplo. O cilindro de embreagem simples, que não permite que a fechadura seja girada quando há uma chave do outro lado, é proibida, segundo Samuel Prieto.
Segundo ele, inclusive, na última norma de fabricação de cilindros falava-se em proibir também na Espanha. Não há informações sobre uma lei similar no Brasil.
Comentários estão fechados.