Especialistas revelam a queixa infantil mais comum que ouvem na terapia

É comum os adultos se sentirem culpados por comportamentos atuais que foram desenvolvidos enquanto crianças. Saiba o que especialistas apontam.

É comum nós adultos sofrermos danos na saúde emocional pela culpa que sentimos das atitudes que tivemos quando crianças e dizer que muita coisa poderia ter sido diferente caso a tomada de consciência atual estivesse vindo antes. No entanto, criança é uma criança e se culpar pelo o que foi feito no passado não é uma boa escolha. Por isso, listamos algumas dicas sobre como a sua infância influenciou na sua saúde emocional agora adulto.

Não é necessário você se culpar tanto por comportamentos que teve enquanto criança

Confira abaixo algumas pontuações feitas por especialistas sobre a fase infantil:

1. O verdadeiro impacto dos pais negligentes

Um dos grandes questionamentos é fato das crianças não serem ouvidas dentro de casa. Que em muitas situações os pais não demostravam verbalmente e nem comportamentalmente o amor pelos filhos.

Esse desrespeito acabou resultando em sintomas como vergonha, inutilidade e, até mesmo, doenças físicas. Essa falta de presença e de palavras positivas dos pais levaram os adultos a buscarem em terapias o perdão pelas incapacidades dos responsáveis em atender às necessidades quando crianças.
2. Crescer cedo demais – a criança “parentificada”

Outro fator comum é dar a uma criança responsabilidades de tarefas diárias de uma família. Muitas dessas obrigações eram para serem feitas pelos pais, no entanto, acaba ocorrendo o que chamamos de “parentificado”.

Esse excesso de obrigações leva as crianças a desenvolverem turbulências e estresse, o pior é que elas levam esses sentimentos até a vida adulta. Ou seja, se você crescer tendo responsabilidade de cuidar, é bem provável que quando adulto, atraia relacionamentos com pessoas que precisam de cuidados.

3. Pais que os levaram a acreditar que não eram bons o suficiente

Muitos adultos hoje em dia se sentem muito frustrados por não conseguirem concluir uma tarefa de maneira perfeita, isso porque seus pais o fizeram acreditar que ele não são bons o suficiente.

Quanto mais os pais passam a impressão para o filho de que ele não é capaz de fazer nada sozinho, a criança nunca irá melhorar com os seus erros e conseguir se defender. Isso pode, inclusive, levá-los a uma cruel dúvida do que querem e o que não querem da vida.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.