Você ficará impressionado ao descobrir como a Via Láctea foi formada
A Via Láctea é uma galáxia com matérias escuras, poeira, gases e corpos celestes, que envolve o Sistema Solar e, consequentemente, o planeta Terra.
A origem da Via Láctea é cheia de mistérios. Entretanto, os astrônomos acreditam que ela tenha nascido há 13 bilhões de anos. Mas quais foram os eventos que favoreceram sua formação? Como foi seu desenvolvimento? Para te explicar melhor sobre o assunto, preparamos o texto abaixo:
Leia mais: Cientistas descobrem estrutura extragaláctica escondida na Via Láctea
Como a Via Láctea foi formada?
O texto abaixo irá sanar todas as suas dúvidas sobre a formação da nossa galáxia:
O início
Os primeiros anos do Universo são difíceis de ser investigados. Por isso, os astrônomos não têm certeza de quando as galáxias foram formadas, contudo, existem algumas pistas. O Universo moderno apresenta locais com diferentes densidades. Segundo a ESA, Agência Espacial Europeia, quando ele era jovem, não havia nenhuma diferença em sua extensão.
A Via Láctea jovem
Provavelmente, nossa galáxia surgiu como qualquer outra na galáxia, com um pequeno amontoado de matéria que tinha densidade maior do que o restante dos espaços cósmicos.
Como esse amontoado tinha mais densidade, a Via Láctea teve uma atração gravitacional mais forte para atrair as matérias escuras, lhe dando mais gravidade. Eventualmente, esses elementos cresceram o bastante para puxar matérias normais, que se juntaram e formaram as primeiras estrelas.
Esses amontoados permanecem até hoje na Via Láctea e são conhecidos como aglomerados globulares. De acordo com o Centro Harvard/Smithsonian para Astrofísica, nela também estão as estrelas mais antigas da galáxia, com 13 bilhões de anos.
Durante a juventude
Os primeiros amontoados de matéria escura e estrelas fundiram-se há 12 bilhões de anos para formar a Via Láctea. Uma vez que a fusão se concretizou, nossa galáxia surgiu como distinta, separada das demais.
Sua gravidade massiva atraiu cada vez mais matéria escura e gás, fazendo-a crescer rapidamente. Na observação pelo satélite Gaia, foi identificada uma dúzia de estrelas na nossa galáxia, com composição, idade e velocidades parecidas.
Os astrônomos acreditam que esses conjuntos de matéria sejam sobras de galáxias menores que caíram na Via Láctea bilhões de anos atrás, cuja gravidade foi a responsável por destruí-las.
A Via Láctea no século XXI
Atualmente, a Via Láctea está dilacerando os satélites próximos e segue em rota de colisão com sua grande vizinha, a galáxia de Andrômeda. Segundo a NASA, em cerca de 4 bilhões de anos, as duas colidirão e mudarão completamente.
Essas colisões são catastróficas, pois formam rapidamente várias estrelas que não terão gás suficiente para formar gerações. E, a partir dessas fusões, as galáxias tendem a se tornar vermelhas e mortas.
Comentários estão fechados.