Direitos do consumidor que muita gente não conhece
Saiba mais sobre alguns direitos do consumidor que poucas pessoas sabem sobre a existência.
O Código de Defesa do Consumidor (CDC) é uma declaração que engloba várias regras de proteção e defesa dos direitos do povo brasileiro. Dito isso, resolvemos trazer alguns dos direitos que os brasileiros têm, mas que poucos conhecem a respeito. Isso tem muita relevância, pois é comum que as pessoas passem por situações que podem ser consideradas equivocadas. Confira o artigo na íntegra para saber mais sobre quais os direitos do brasileiro como consumidor.
Leia mais: 23 cursos gratuitos de defesa do consumidor com certificado pela UNB.
Saiba mais sobre seus direitos abaixo
Ainda que sejam pouco conhecidos por uma grande parcela da população, os direitos do consumidor existem e devem ser de entendimento da grande maioria, visto que são feitos especialmente para eles. Algumas regras são mais específicas e difíceis de serem conhecidas, mas que existem e passam despercebidas.
Todas as regras que os brasileiros possuem estão disponíveis e previstas no no Código de Defesa do Consumidor (CDC), porém esse documento ainda não tem tanto acesso pela população, mesmo que seja obrigatório para as empresas tê-lo em seus locais físicos. Pensando nisso, abaixo citamos 2 direitos importantes do seu dia a dia que você tem e pode não conhecer.
1. Taxa de desperdício
Alguns estabelecimentos como restaurantes e lanchonetes costumam avisar aos clientes com placas ou até mesmo no cardápio sobre uma taxa que é cobrada caso os usuários não consumam todo o seu pedido. Essa exigência contraria um dos artigos (39) presentes no CDC. O artigo afirma que essa cobrança indesejada é vista como abusiva, tendo em vista que o consumidor já pagou pelo seu pedido e não deve pagar novamente. Apesar de que o ato de desperdiçar comida não é bom, o consumidor não pode ser cobrado por isso.
2. Entrada com alimentos
Essa norma é muito comum em estabelecimentos como cinemas, onde o usuário é obstruído de entrar nas salas com alimentos que são comprados em outros locais, mesmo que não haja uma norma legal para isso. A situação é vista como abusiva em todas as formas, além de que pode ser considerada como venda casada, o que também é errado. Por isso, se você já passou por isso, se prepare para agir com o CDC da próxima vez.
Comentários estão fechados.