Você já parou para pensar quais animais vivem mais tempo?
Embora haja animais que morram facilmente, tem àqueles que são capazes de viver por centenas de anos, segundo cientistas.
Viver por muitos anos, além de ser um desejo dos humanos, por ora, também é dos animais. Há aqueles que são equipados com características para retardar ou reverter o processo de envelhecimento. Os animais de vida longa, normalmente, são àqueles que vivem em ambientes aquáticos. Dessa forma, os cientistas estudaram o tempo máximo de vida de algumas espécies a partir da biologia.
Sim, há animais na natureza que são considerados não só os mais velhos, mas imortais
Confira abaixo alguns animais que possuem vida longa na natureza:
- Hidra
A hidra faz parte de um grupo de pequenos invertebrados caracterizados por serem imortais. As células-tronco desses animais se regeneram continuamente através da duplicação ou clonagem, assim eles não se deterioram à medida que a idade vai chegando. A única possibilidade de morrerem é devido às ameaças de predadores ou doenças.
- Esponja-de-vidro
As esponjas-de-vidro são animais formados por colônias semelhantes aos corais. São encontrados em oceano profundo e têm esqueletos parecidos com vidro. Elas pertencem à espécie Monorhaphis e vivem cerca de 10.000 anos.
- Marisco quahog
Habitam no Oceano Atlântico Norte. Um molusco quahog foi encontrado na costa da Islândia em 2006 e já tinha 507 anos. Eles vivem por todo esse tempo porque o Ocean Quahog tem um metabolismo mais lento e, por isso, acaba crescendo de uma maneira mais gradual.
- Tubarão da Groenlândia
Esses tubarões vivem nas profundezas dos oceanos Ártico e Atlântico do Norte. Possuem um comprimento de até 7,3 metros. O maior estudado até hoje, segundo os cientistas, tem cerca de 392 anos.
No entanto, esses tubarões vertebrados podem chegar até 512 anos, fazendo com que eles sejam os que possuem mais vida longa na Terra.
- Tartaruga-gigante de Seychelles
Segundo os cientistas, o animal terrestre vivo mais velho é a tartaruga-gigante de Seychelles. Estudos revelam que ela tem mais de 190 anos e vive na ilha de Santa Helena, no Oceano Atlântico Sul.
Devido a sua capacidade de matar as células danificadas e que se deterioram com a idade, ela é capaz de viver por muitos anos.
Comentários estão fechados.