Você já sentiu tontura ao levantar da cama rapidamente? Entenda porque isso acontece
Descubra o que acontece em nosso corpo que nos faz sentir tontura quando nos levantamos muito rápido.
Você já se levantou da cama ou do sofá tão rapidamente que se sentiu um pouco tonto? Pois saiba que não está sozinho!
Esse é um fenômeno comum que muitas pessoas experimentam. Mas o que exatamente acontece no corpo quando surge tal sensação? Vamos entender!
O cérebro e o oxigênio: uma parceria fundamental
Nosso cérebro é uma máquina fantástica, responsável por todos os nossos pensamentos, decisões e movimentos. Para funcionar de maneira eficiente, ele precisa de um suprimento constante de oxigênio, transportado pelo nosso sangue.
Quando a oferta de oxigênio para o cérebro é reduzida ou interrompida, mesmo que por alguns segundos, podemos nos sentir tontos ou até desmaiar.
Pressão arterial e tontura: a relação
Se estamos sentados ou deitados por um longo período, a nossa pressão arterial se ajusta para essa posição. Ao nos levantarmos rapidamente, nosso corpo tem que trabalhar mais rápido para enviar sangue (e consequentemente oxigênio) para o cérebro.
Esse processo não é instantâneo e pode resultar em uma breve queda da pressão arterial, também conhecida como hipotensão ortostática.
Nesses momentos, nosso cérebro percebe a redução de oxigênio e, como resultado, podemos sentir uma sensação de tontura ou “cabeça aérea”.
Em geral, tal sensação dura apenas alguns segundos, pois o corpo rapidamente ajusta a pressão arterial para compensar.
(Imagem: divulgação)
Fatores que intensificam a tontura
Algumas pessoas são mais suscetíveis que outras a essa tontura, e alguns aspectos podem contribuir para isso:
-
Desidratação: quando não bebemos água suficiente, nosso volume sanguíneo pode diminuir, dificultando a rápida adaptação da pressão arterial;
-
Medicações: alguns remédios, especialmente os anti-hipertensivos, conseguem influenciar a forma como nosso corpo regula a pressão arterial;
-
Idade: à medida que envelhecemos, o sistema vascular e o coração podem não reagir tão rapidamente quanto antes, tornando-nos mais propensos a sentir tonturas ao nos levantarmos.
Dicas para evitar a tontura
Felizmente, existem medidas simples que você pode adotar para evitar ou reduzir a ocorrência de tonturas quando se movimenta rapidamente:
-
Levante-se devagar: dê ao seu corpo tempo para se ajustar. Se você estiver deitado, sente-se primeiro, espere alguns segundos e depois fique em pé;
-
Mantenha-se hidratado: beber água regularmente ao longo do dia pode ajudar a manter seu volume sanguíneo estável;
-
Evite mudanças bruscas de postura: se você sabe que está propenso a sentir tonturas, não mude de postura rapidamente, especialmente se estiver fazendo atividades que exijam equilíbrio ou concentração.
Quando procurar ajuda
Embora a tontura ao se levantar rapidamente seja comum e geralmente inofensiva, caso você perceba que tem experimentado isso com frequência ou por períodos prolongados, é aconselhável procurar um médico. A tontura pode ser um sintoma de outras condições subjacentes que requerem atenção.
Comentários estão fechados.