Você pode ficar sem ter que pagar energia, água, telefone e outras contas; saiba como

O procedimento, previsto em lei, pode ser solicitado por qualquer cidadão.

As chamadas contas fixas de consumo são uma grande preocupação para muitos brasileiros, visto que a cada dia o fornecimento de água, luz, telefone e outros serviços está mais caro no Brasil.

No entanto, existem vários textos normativos que garantem a suspensão do pagamento dessas contas por até 120 dias (quatro meses) em casos específicos.

Resumidamente, a suspensão do pagamento se dá por um corte temporário no fornecimento do serviço em questão. Ou seja, não é possível continuar consumindo “de graça”.

De qualquer forma, essa possibilidade gera um alívio para quem vai, por exemplo, viajar e passar muito tempo longe de casa.

(Imagem: divulgação)

Como solicitar a suspensão?

Para pedir a suspensão de serviços de fornecimento fixo você deve entrar diretamente em contato com as empresas que prestam esses serviços, como concessionárias de energia, água e esgoto, e empresas de telefonia.

Cada empresa tem sua própria política de suspensão de serviços. Portanto, é fundamental entender como funciona o procedimento entrando em contato com o SAC de cada instituição.

Vale destacar que o pedido a ser solicitado é a suspensão temporária do fornecimento de água, luz, telefone, gás e outros, não o cancelamento do serviço. É fundamental diferenciar isso.

O período mínimo de suspensão é de 30 dias, que podem ser prorrogados até os 120 citados acima. Terminado o período de suspensão, o fornecimento volta automaticamente.

Uma boa dica é, no ato da solicitação, anotar o número de protocolo gerado pelo atendimento. Isso porque as empresas têm até 24h para realizar a suspensão e podem ser questionadas caso a solicitação não seja atendida em tempo hábil.

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