Você pode perder seu Gmail em breve: Google toma medida drástica

A exclusão de milhares de contas acontecerá em dezembro deste ano.

O Google anunciou a exclusão de milhares de contas a partir de dezembro deste ano. Segundo a gigante da tecnologia, os usuários dos serviços Google que não realizarem login nas contas do Gmail ou do Google Fotos até dezembro poderão perder o acesso. Com o alerta, fica claro que alguns usuários poderão perder o acesso aos serviços e aos seus dados pessoais nas próximas semanas.

Veja também: Google proíbe 12 apps famosos – remova-os do seu Android agora

Para evitar que isso aconteça, será necessário realizar o login na conta em questão e confirmar ao Google que ainda faze o uso ativo dessas contas. Segundo o Google, sua política de uso afirma que:

se uma Conta do Google não tiver sido usada ou conectada por 2 anos, poderemos excluir a conta e seu conteúdo – incluindo conteúdo do Google Workspace (Gmail, Docs, Drive, Meet, Calendar) e Google Fotos.

A nova política foi anunciada no início do ano. A data de exclusão das contas inativas há mais de dois anos foi definida para dezembro de 2023. Assim, se você tem uma conta que não utiliza há mais de dois anos, mas deseja mantê-la, será preciso acessar o e-mail e fazer uso do mesmo para que ele não seja desativado.

Google enviará notificação aos usuários afetados

Para os usuários que utilizam frequentemente as contas do Gmail, Google Docs, Google Calendário, Google Fotos e outros serviços da empresa, não há motivos para se preocupar. A atualização irá afetar somente as contas em desuso. Mesmo assim, o Google anunciou que irá enviar e-mails notificando os usuários afetados.

O intuito do aviso é de garantir que estes usuários possam manter suas contas caso desejem. Além disso, a empresa garantiu que irá enviar diversas notificações antes de excluir definitivamente a conta em questão. Assim, os avisos serão enviados tanto para o endereço de e-mail da conta inativa quando para o e-mail de recuperação do usuário, caso tenha sido informado no cadastramento.

Por fim, o Google alegou que as contas antigas e inativas estão mais suscetíveis a serem atacadas por cibercriminosos. Por isso, elas apresentam uma ameaça à segurança dos usuários e do sistema do Google.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.