‘Doomscrolling’: saiba como evitar esse hábito prejudicial para sua saúde mental

Conheça o significado desse termo, entenda a sua gravidade e saiba como começar a evitar essa prática hoje mesmo.

O hábito de passar horas lendo notícias nas redes sociais já se tornou uma realidade na vida da maioria das pessoas. Entretanto, desde o início da pandemia da covid-19, isso se intensificou e vem crescendo cada vez mais.

Tanto no Brasil quanto em outras partes do mundo, as mídias estão repletas de notícias negativas. São escândalos e fatos desagradáveis que provocam sentimentos desconfortáveis e, em alguns casos, até traumas.

Por esse motivo, hoje em dia navegar pela internet tornou-se sinônimo de um verdadeiro mergulho nesse mar de más informações, tendência que foi nomeada de “doomscrolling” lá fora.

Mas, o que é doomscrolling?

O termo “doomscrolling“, que evidentemente é proveniente da língua inglesa, é composto por uma junção das palavras “doom”, que tem origem cristã e se refere ao juízo final, e “scrolling”, que se refere ao ato de rolar o mouse ou o dedo pela tela para visualizar publicações ou notícias em redes sociais.

Portanto, considerando essa junção de significados, podemos afirmar que “doomscrolling” é a palavra definitiva para expressar a tendência, às vezes inconsciente, de navegarmos por notícias negativas.

Atualmente, essas más notícias podem vir de qualquer lugar e terem qualquer assunto, desde a recente pandemia de coronavírus, até a guerra na Ucrânia, passando por problemas políticos e desastres naturais.

E o pior é que, embora esse hábito seja prejudicial, é possível que acabemos caindo nele, e parte da responsabilidade pode ser atribuída ao nosso próprio cérebro.

Isso porque somos programados para dar mais atenção aos aspectos negativos da vida, o que, na verdade, é uma ferramenta evolutiva que muito serviu para a nossa própria sobrevivência como espécie.

Esse hábito pode fazer muito mal

No passado, os seres humanos tinham o cérebro programado para dar atenção aos acidentes que ocorriam ao seu redor. Essa capacidade era a principal forma de aprender a evitar problemas.

Entretanto, o mundo evoluiu e, em vez de ataques de animais selvagens ou de outros seres humanos, o nosso cérebro passou a detectar desastres com mais facilidade.

É correto dizer que no mundo moderno essa habilidade tem o potencial de se voltar contra nós, pois prestar atenção excessiva às notícias negativas pode sobrecarregar nossa mente.

Como exemplo disso, já está comprovado que o doomscrolling pode causar ou agravar diversos transtornos psicológicos e psiquiátricos, como ansiedade, depressão e a sensação de isolamento.

As pessoas afetadas podem apresentar ainda distúrbios do sono, queda na produtividade no trabalho e até mesmo fobia social. Além disso, indivíduos que tendem a ter problemas cardíacos ou hipertensão podem ter o seu estado de saúde agravado.

4 dicas para eliminar o doomscrolling da sua vida

Como você viu até aqui, o doomscrolling não é nada benéfico. Para evitar esse problema, siga essas dicas:

  • Pratique exercícios físicos, pois além de ser uma ótima forma de cuidar do corpo, essa prática ajuda a melhorar a saúde mental de várias formas;
  • Tente ler apenas notícias positivas quando estiver checando os seus perfis nas redes sociais;
  • Encontre um hobby, como ler, praticar algum esporte, pescar e até jogar videogame nas horas vagas;
  • Bloqueie ou exclua seus perfis nas redes sociais, se achar que isso é necessário.

A saúde mental é um dos nossos bens mais preciosos. Cuide da sua!

você pode gostar também

Comentários estão fechados.