Entenda o que é e como consultar se há dívidas registradas no seu CPF

O Registrato é uma ferramenta do Banco Central, mas poucas pessoas sabem da sua utilidade. Por isso, confira agora como utilizá-lo.

Consultar a existência de dívidas no CPF ou CNPJ é algo muito importante. Nesse sentido, há uma plataforma pouco conhecida pelos brasileiros, mas que pode ajudar muito na hora desse tipo de consulta: trata-se do Registrato do Banco Central. Acompanhe a leitura para entender melhor como utilizar este recurso.

Leia mais: Antecipação de datas das parcelas do Auxílio Brasil até dezembro

Registrato – O que é e como funciona essa plataforma do Banco Central?

O Registrato é um sistema criado pelo BC, cuja função é gerar relatórios com informações sobre operações de crédito a partir de consultas que podem ser feitas de forma totalmente gratuita. Esses relatórios são especialmente importantes para verificar o relacionamento do cidadão com instituições financeiras.

O que é necessário para acessar o Registrato?

Para acessar e utilizar os serviços da plataforma, é preciso ter um perfil no Gov.br ou conta no Bradesco, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Itaú, Sicoob, Santander ou Sicredi para então ativá-lo e posteriormente realizar a consulta.

Como fazer a ativação do Registrato?

Para ativar o Registrato, você deve utilizar o internet banking ou então o aplicativo da respectiva instituição bancária. Caso opte pelo internet banking, será enviada uma frase de segurança para efetuar o registro no seu banco. Nos aplicativos, é necessário procurar pela opção no menu de serviços.

O que é possível visualizar no Registrato?

Com o Registrato, é possível consultar informações relativas a empréstimos e financiamentos, lista de bancos e instituições financeiras onde você possui algum vínculo, relação de cheques devolvidos, dívidas em órgãos públicos, chaves pix cadastradas em seu nome, assim como dados de operações de câmbio e transferências internacionais.

Além disso, o Registrato também permite a emissão de uma certidão de inexistência de contas ativas em bancos, caso você não tenha nenhuma no momento.

Como usar o Registrato para consultar dívidas pendentes?

É bem fácil, basta acessar o site do Registrato, fazer login, selecionar a seção de Contas e Relacionamentos e posteriormente clicar em Consultar. Em seguida aceite os termos, e logo depois irão aparecer as contas em aberto ou encerradas no seu CPF ou CNPJ.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.