Você sabe o que são os pontos brancos nos morangos? Surpreenda-se ao descobrir a verdade

Os morangos escondem surpresas que somente um bom especialista pode explicar. Dentre esses segredos, está uma questão relacionada aos pontinhos brancos da sua casca. Veja!

Os morangos são pequenos “frutos” cheios de surpresas, e um dos equívocos mais comuns é o próprio nome “morango”. Eles não são realmente bagas, como muitos pensam.

Outra coisa bastante intrigante sobre esse alimento é que os pequenos pontos brancos que o circundam não são as sementes do morango, como as pessoas também costumam pensar.

Na verdade, os pontos, chamados de aquênios, são os verdadeiros frutos, enquanto o restante do morango é seu invólucro. Nada verdade, cada aquênio contém uma única semente em seu interior. Entenda melhor a seguir!

Segredos do morango: nem é fruta, nem é baga

Embora o termo “baga” seja comumente usado de forma ampla para descrever qualquer fruta carnuda e comestível contendo sementes, há uma classificação científica mais precisa para definir o que é considerado uma baga. De acordo com essa classificação, para ser categorizado como uma baga, o fruto deve atender a certos critérios específicos.

A classificação científica das bagas é definida por características distintas que diferenciam esses tipos de frutos de outros. Uma das principais características que tornam uma fruta uma baga é a presença de mais de uma semente em seu interior.

Essa característica é fundamental para a classificação como baga, pois a maioria dos outros tipos de frutos geralmente contém apenas uma semente.

Morangos são uma das frutas que parecem bagas, mas não se enquadram nessa definição científica estrita. Embora sejam frequentemente considerados bagas devido à sua aparência e ao modo como são consumidos, sua estrutura botânica é diferente.

Ao contrário das verdadeiras bagas, o que comemos nos morangos é o tecido do receptáculo, que é a parte inchada que envolve a fruta e carrega as sementes em sua superfície.

Quando a flor do morango é polinizada, o tecido do receptáculo incha, mas a fruta verdadeira se separa em pequenos aquênios secos, que são os “pontos” brancos que vemos na superfície do morango. Cada aquênio contém uma única semente.

Os morangos realmente têm um ciclo de vida bastante incomum, o que adiciona ainda mais complexidade à sua classificação no reino das frutas. A maioria das plantas de morango não é cultivada a partir de suas sementes, mas sim através dos chamados “corredores”.

Esses corredores são pequenos brotos que se desenvolvem a partir da planta-mãe à medida que crescem. Quando esses corredores tocam o solo, eles enraízam e começam a crescer, efetivamente criando novas plantas de morango que são clones da planta-mãe.

Interessante, não é?

você pode gostar também

Comentários estão fechados.