Você sabe qual é o plural de ‘guarda-chuva’?

Algumas dicas de português, de forma simples, podem ajudar a minimizar as chances de errar; e, se conhecer as regras gramaticais, fica ainda mais fácil.

Começou a chover e você resolveu pegar um guarda-chuva para se proteger. Contudo, outra pessoa que está com você também pegou um acessório igual para fazer o mesmo.

Então, os dois estão com um equipamento de proteção, mas não sabem como se pronuncia a palavra guarda-chuva no plural. Neste post, vamos explicar o motivo.

Na prática, o plural de guarda-chuva é guarda-chuvas. Nas próximas linhas, vamos explicar o motivo.

Guarda-chuva é um substantivo composto

Guarda-chuva: saiba como se escreve no plural. Fotos: Pixabay

A palavra guarda-chuva é um substantivo composto e, por isso, apenas o segundo elemento deve ser flexionado.

Neste caso, a palavra ‘guarda’ se mantém intacta, mesmo no plural, sendo necessário inserir o ‘s’ apenas no final de ‘chuva’. Portanto, a pronúncia e escrita correta no plural é guarda-chuvas.

Além disso, trata-se de um termo chamado justaposição, e “guarda” é considerado uma forma verbal. Enquanto isso, “chuva” é um substantivo.

Consequentemente, não se pode mudar a forma verbal para o plural, ao contrário da palavra substantiva. Então, o mesmo valeria, por exemplo, para o ‘guarda-roupa’, que no plural seria guarda-roupas.

Mas, sempre que tiver uma dúvida emergencial, vale a pena consultar um dicionário. Ou até mesmo a internet, em sites confiáveis, que possam explicar com exatidão como se escreve um determinado termo, no singular e no plural, sem o risco de errar.

Contudo, quando se conhecem as regras básicas da língua portuguesa e se consegue assimilá-las, fica mais fácil acertar na escrita. E, com esse conhecimento, nem será necessário fazer consultas futuras.

Outras regras da flexão verbal

No caso do guarda-chuva, vamos colocar apenas a segunda palavra no plural, como dito anteriormente. No entanto, há outros casos de justaposição onde as regras de flexão ficam um pouco diferentes.

Em alguns casos, é possível flexionar as duas palavras, como no caso de cirurgião-dentista. Para essa palavra, como são dois substantivos, ambos vão para o plural. E o correto se torna cirurgiões-dentistas.

Aliás, é justamente esse tipo de detalhe que muitas vezes confunde na hora de escrever. Desta maneira, resumindo, quando se trata de substantivo, coloca-se no plural. Mas, se for uma formação verbal, conserva-se a palavra.

Por fim, ainda podemos citar a flexão do primeiro elemento da justaposição. Um dos exemplos é o arco-íris. Para essa palavra, o plural fica arcos-íris, onde a primeira palavra é o substantivo principal. Até porque a palavra íris termina em ‘s’ e não poderia mesmo ser modificada.

Com isso, vai ficar mais fácil quando for escrever um texto e tiver dúvida em determinadas palavras. E o guarda-chuva nunca mais será escrito de forma errada.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.