Você sabe qual é o ser vivo mais resistente da Terra? Descubra agora!

Apesar de as baratas serem famosas por sua capacidade de sobrevivência, duas outras criaturas receberam o título de seres mais resistentes do planeta. Veja quais são!

A resistência e a capacidade de sobrevivência de certos seres vivos sempre intrigaram a mente humana, e pesquisas científicas têm buscado identificar quais são os maiores sobreviventes em condições extremas.

Dentre os candidatos a esse título, a bactéria Deinococcus radiodurans e o tardígrado conseguiram ultrapassar as baratas para se tornar os donos do título de criaturas mais resistentes do planeta Terra. Saiba mais!

Deinococcus radiodurans

A Deinococcus radiodurans foi apontada por um estudo publicado na revista Science como o ser vivo mais resistente do mundo.

Tal bactéria consegue suportar altos níveis de radiação, sendo capaz de resistir a 1,5 milhão de rads. Isso a torna 3 mil vezes mais tolerante à radiação que os humanos.

Esse nível de resistência é possível graças a um anel que protege o DNA da bactéria, permitindo que ela repare mais de duzentas quebras de DNA, enquanto outros organismos só conseguem recuperar até cinco.

Além disso, a Deinococcus radiodurans pode sobreviver à desidratação e temperaturas elevadas, reforçando sua fama de super-resistente.

Tardígrado

Apesar da Deinococcus radiodurans, ao falar sobre o animal mais resistente da Terra, o tardígrado tem o primeiro lugar do pódio. Também conhecido como “urso d’água”, esse microanimal tem a incrível capacidade de entrar em criptobiose.

Essa habilidade consiste em desidratar o próprio corpo e se colocar em um estado de dormência, o que lhe permitindo sobreviver por longos períodos sem água ou nutrientes.

(Fonte: Guia dos Entusiastas da Ciência – UFABC/Reprodução)

Em um experimento científico realizado em 2007, tardígrados foram levados à órbita da Terra a bordo da missão espacial FOTON-M3 e expostos a condições extremas no espaço.

Na viagem, foram submetidos à radiação cósmica, vácuos e variações extremas de temperatura. Surpreendentemente, a maioria deles sobreviveu a essa experiência espacial extrema.

Portanto, fica estabelecido que, enquanto a bactéria Deinococcus radiodurans se destaca como a campeã da resistência entre os microorganismos, o tardígrado assume o título de animal mais resistente do planeta.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.