Você sabia? Apenas UMA palavra em português tem plural no meio
Termo não apresenta o "S" referente ao plural no fim dele, como ocorre com a maioria.
A Língua Portuguesa é conhecida por suas regras complexas e suas peculiaridades intrigantes. Entre essas curiosidades, destaca-se uma palavra única que possui o plural em uma posição rara e pouco percebida mesmo pelos falantes nativos do idioma.
Embora não seja tão utilizada no dia a dia, o termo pode enriquecer o vocabulário e conferir um ar mais formal à comunicação. A seguir, entenda mais sobre essa singularidade do português e explore outras curiosidades da nossa língua.
A palavra com plural no meio
O vocábulo “quaisquer”, plural do pronome indefinido “qualquer”, é o único no português que traz o “S” em seu interior, fenômeno chamado de plural medial. Na maioria dos casos, o plural dos substantivos é formado apenas com a adição de um “S” no final da palavra, como acontece em:
-
Carro — carros
-
Casa — casas.
Já em termos finalizados com “L”, como é o caso da palavra “qual”, há a troca para “IS”, por exemplo:
-
Varal — varais.
-
“Responsável” — “responsáveis”.
“Qualquer” é a junção do pronome “qual” e do sufixo “quer”, usado ainda como conjunção em expressões de alternância, como:
-
Na final do campeonato, quer este quer aquele time vai vencer.
Contudo, entre os dois termos, o único que varia em número (isto é, aquele que pode se tornar um plural) é o pronome “qual”. “Quer” é uma palavra invariável, logo não se torna plural nem muda de gênero.
Por isso, o “S” é adicionado apenas no fim da palavra “qual”, que, ao receber o sufixo “quer”, se torna “quaisquer”.
Exemplos práticos:
-
O juiz restringe qualquer indivíduo de desrespeitar a autoridade local.
-
Quaisquer dados são obtidos no balcão de embarque.
-
Meu primo falou que come qualquer sabor de pizza.
-
Fique tranquila, quaisquer mudanças serão notificadas previamente.
O uso de “quaisquer” é frequente em contextos jurídicos e em legislações. É importante lembrar que usar “qualquer” com expressões plurais é incorreto.
Outras curiosidades do idioma
Além dessa raridade em relação ao plural, confira outros fatos interessantes sobre o nosso idioma.
Maior palavra em português
A maior palavra da Língua Portuguesa é “pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico”, com 46 letras. Ela nomeia uma doença provocada pela inalação de cinzas vulcânicas, que afeta gravemente os pulmões.
O maracujá e seu significado no mundo
O maracujá, em português, possui um nome que foge ao romantismo associado em outros idiomas, como em inglês (“passion fruit”). A origem da palavra remonta ao tupi-guarani e significa “alimento em forma de cuia”.
Antônimo improvável
Poucos sabem, mas “mundo” pode ser usado como antônimo de “imundo” e, assim, representar algo limpo. Tal utilização é rara entre os falantes de português, já que “mundo” é mais empregado como sinônimo de planeta.
Comentários estão fechados.