Você sabia que elefantes têm bigode? (Mas fica em um lugar inusitado!)
Esses mamíferos são mais conhecidos por seu tamanho e típicas trombas, embora possuam outras peculiaridades.
Os elefantes são animais comumente conhecidos por conta do tamanho enorme e por suas trombas, que, entre outras funções, ajudam na alimentação. No entanto, esses seres típicos da África e da Ásia possuem mais algumas características pouco conhecidas.
Uma delas é a localização dos seus bigodes. Aliás, muita gente nem sabe ou nunca prestou atenção que esses mamíferos gigantes possuem fios perto da boca.
Bigodes de elefantes são negligenciados em estudos
Há poucos estudos e apontamentos sobre a importância e as características dos bigodes dos quadrúpedes.
Como a tromba é, na prática, uma união entre o lábio superior e o nariz, os bigodes ficam perto da parte de cima e são chamados de vibrissas místicas. Os elefantes possuem bigodes nas extremidades do lábio inferior, em conjuntos densos de bigodes curtos.
Os poucos estudos feitos até hoje sobre isso notaram que na parte em que ocorre a mastigação, os bigodes ficam danificados e com menos fios.
Outra característica única desses animais é o fato de que a mandíbula inferior é bem mais estreita em largura quando comparada a outros mamíferos.
O professor Michel Brecht, da Universidade Humboldt de Berlim, Alemanha, foi um dos poucos interessados em estudar esse detalhe nos elefantes.
Segundo o cientista, mesmo estudando bigodes animais durante tanto tempo, ele nunca viu uma boca tão peculiar em mamíferos quanto a do elefante.
Os bigodes peculiares desses mamíferos se dá pela forma como ocorre a alimentação. A maioria dos animais come pela parte de frente da boca, mas os elefantes fazem isso pelas laterais.
Essa peculiaridade torna o bigode dos elefantes mais incomum e curioso e, ainda assim, pouco notado por muita gente.
Comentários estão fechados.