Você sabia que os cogumelos podem “falar” uns com os outros?

Confira mais sobre essa incrível descoberta científica.

A Royal Society Open Science acaba de publicar um artigo sobre a comunicação dos fungos através de impulsos elétricos. Essa comunicação entre os cogumelos é possível devido à organização do fungo em uma rede de micélios, filamentos que se encontram abaixo da superfície. Entre esses micélios, há a passagem de 50 diferentes impulsos elétricos que, em uma analogia, seria como 50 palavras de um dialeto.

Esse fenômeno se assemelha à atividade que acontece nos seres humanos, quando os neurônios se comunicam por intermédio de diferentes potenciais elétricos. Neste artigo, abordaremos a forma que os fungos, em especial os cogumelos, conseguem “conversar” entre eles. Se você tem curiosidade sobre o mundo dos fungos e os avanços da ciência, confira este texto na íntegra!

Leia também: Fungos liquenizados ou líquens

Como é possível diferenciar os sinais elétricos enviados pelos cogumelos?

Além da habilidade de comunicação, o instituto também descobriu que as hifas permitem que o “diálogo” aconteça até quando os fungos estão distantes. Com isso, eles conseguiram captar diferentes sequências de pulsos elétricos entre os fungos da mesma espécie.

Depois dessa descoberta, os pesquisadores do Royal Society Open Science testaram a possibilidade de diferentes espécies de fungos se comunicarem com o mesmo “idioma”.

Dentre as quatro espécies de fungo estudadas – enoki, brânquia dividida, fantasma e lagarta – descobriu-se que cada uma delas possui sua própria “linguagem”. Isso porque elas apresentaram diferentes intervalos entre os picos de eletricidade e também combinações diversas entre as frequências dos pulsos.

Bom, mas como é possível saber se esses pulsos elétricos não são apenas uma coincidência? Orientado pelo professor Andrew Adamatzky, o grupo de pesquisadores testou os fungos e confirmou que com os mesmos estímulos, os cogumelos reagem com os mesmos impulsos elétricos.

Logo, é possível dizer que os cogumelos possuem um vocabulário que funciona de forma semelhante aos utilizados pelos seres humanos. Porém, mais pesquisas são necessárias para descobrir mais sobre o incrível mundo dos cogumelos.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More