Você sabia que os dias da Terra pararam de aumentar? Saiba o motivo

De acordo com a pesquisa, os dias terrestres pararam de se alongar por conta do aumento dos níveis de oxigênio na atmosfera.

A duração dos dias na Terra, determinada pela rotação do planeta, é de 23 horas, 56 minutos e 4,1 segundos – diferente do que acontecia bilhões de anos atrás, quando os dias eram significativamente mais curtos e gradualmente se alongaram devido à influência da Lua.

Porém, uma nova pesquisa sugere que esse processo de alongamento já parou pelo menos uma vez.

Vamos às explicações: as interações gravitacionais entre a Terra e a Lua são responsáveis pelo afastamento gradual do nosso satélite e pela desaceleração da rotação terrestre, o que resulta em dias mais longos.

Ainda não se sabe ao certo quando os dias terão uma duração de 25 horas, e essa questão se torna ainda mais complexa com a descoberta recente publicada na revista “Nature Geoscience”.

Por meio da análise dos ciclos de Milankovitch, relacionados à órbita da Terra, os pesquisadores observaram um período em que os dias deixaram de se alongar.”Dois ciclos de Milankovitch, chamados precessão e obliquidade, estão ligados à oscilação e à inclinação do eixo de rotação da Terra no espaço. A rotação mais rápida da Terra primitiva pode ser detectada em ciclos de precessão e obliquidade mais curtos no passado”, explicou Uwe Kirscher, autor do estudo.

Esse fenômeno ocorreu quando os dias tinham aproximadamente 19 horas, entre um e dois bilhões de anos atrás, antes da explosão da vida multicelular, e os cientistas acreditam que possa estar relacionado a esse período específico.

Embora suas marés sejam fracas atualmente, o Sol também exerce sua parcela de influência na atmosfera terrestre, mas, diferentemente da Lua que afeta as marés e desacelera o movimento de rotação, o astro acelera parcialmente o planeta.  No entanto, quando a Lua estava mais próxima, sua força gravitacional pode ter sido comparável a do Sol.

Nesse período, a atmosfera da Terra era composta por uma maior quantidade de ozônio em relação ao oxigênio, e as marés solares eram impulsionadas principalmente pela interação da luz com o ozônio e o vapor d’água.

Esse cenário fez com que o alongamento dos dias parasse apenas durante o período de oxidação da atmosfera e do aumento dos níveis de O₂. Esse fenômeno foi o principal estímulo para surgir vida animal no planeta.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.