Você sabia que seu cachorro pode chorar de felicidade?

Os cães podem se comunicar e expressar sentimentos de diversas maneiras. Mas, você sabia que eles podem chorar de alegria? Pois é, saiba mais.

Que os cachorros são animais capazes de demonstrar sentimentos como carinho, fome, cansaço, entre outros, nós já sabemos há muito tempo. Mas, um estudo recente sugere que os cães podem chorar de alegria, comportamento que até então era exclusivo da raça humana. Saiba mais sobre isso ao longo deste artigo.

Leia mais: Como saber se seu cachorro está feliz? Saiba observar os sinais

Pesquisas comprovam que os cães podem demonstrar mais do que sabemos

Takefumi Kikusui, pesquisador da Universidade de Azabu, decidiu estudar mais profundamente as lágrimas caninas, depois de ver uma cadela que ficava com os olhos marejados enquanto amamentava seus recém-nascidos. Esse comportamento fez o cientista associar o choro a oxitocina, que é o popular “hormônio do amor”.

O pesquisador já tinha o conhecimento de que quando o cachorro interage com o tutor, os dois liberam oxitocina. Então, ele começou a se questionar se esses animais possuem a capacidade de chorar de felicidade ao ver os donos, por exemplo.

Assim surgiu a pesquisa, futuramente publicada na revista Current Biology. Para realizar o estudo, eles dividiram o procedimento em três fases, sendo que na primeira aplicaram uma tira especial na pálpebra inferior de 18 cães, o que permitiu comparar o volume de água produzido no decorrer do dia com os cinco minutos iniciais após os animais verem os donos.

Cachorros choram e quantidade de lágrimas é definitiva, diz pesquisa

Os estudiosos perceberam que a quantidade de lágrimas era realmente maior quando o dono do cão aparecia, mas não quando humanos desconhecidos chegavam. Isso já começou a trazer a ideia de que os cães podem chorar de alegria, realmente.

Depois disso, para a segunda fase, aplicaram uma solução com oxitocina nos olhos de 22 cachorros, o que fez com que eles produzissem mais lágrimas do que os do outro grupo, que receberam somente um placebo.

Para finalizar o estudo, apresentaram fotos de cachorros para 74 voluntários humanos, sendo que alguns dos animais possuíam os olhos marejados e outros não. Com base nas fotos, os humanos tinham de identificar em uma escala de 5 pontos o quanto gostariam de cuidar de cada animal. A maioria preferiu os cachorrinhos que estavam com os olhos úmidos.

A explicação dada pelos pesquisadores é de que os cachorros conseguem se comunicar com os humanos pelo contato visual, sendo que as lágrimas podem proporcionar um comportamento mais protetor por parte dos tutores, que acaba sendo benéfico para os pets também.

E você já sabia que os cães podem chorar de alegria?

você pode gostar também

Comentários estão fechados.