Você sabia que uma boa alimentação pode melhorar a fertilidade? Veja!
Uma boa alimentação é capaz de regular o organismo feminino e proporcionar uma esperada gravidez. Saiba como e porquê!
Muitos casais sonham com uma gravidez, e consequentemente em ter filhos saudáveis e uma família feliz. Em especial, muitas mulheres almejam pelo dia em que vão segurar um filho biológico nos braços.
Por outro lado, a infertilidade, condição que pode estragar esse sonho, pode também ter várias causas, como doenças e distúrbios reprodutivos crônicos.
E apesar de não haver nenhum estudo científico conclusivo que comprove isso, muito possivelmente uma má alimentação pode ser um dos muitos fatores que prejudicam a fertilidade de uma mulher.
Nesse artigo falamos exatamente sobre isso, e abaixo explicaremos como a alimentação pode influenciar na fertilidade feminina.
Como a alimentação pode influenciar na fertilidade feminina?
(Imagem: divulgação)
Como dissemos acima, vários fatores podem ser a causa por trás da infertilidade de uma mulher. Dois dos fatores mais prevalentes são distúrbios hormonais e metabólicos.
Em outras palavras, uma mulher pode ter dificuldades de engravidar porque tem uma produção de hormônios instável ou um metabolismo descompassado. Essas condições podem prejudicar desde a ovulação em si até a fecundação, impedindo que a gravidez ocorra.
Portanto, para aumentar as chances de engravidar, eliminando essas possíveis causas, a mulher deve ter um estilo de vida saudável e uma dieta balanceada.
Veja abaixo alguns alimentos que podem ser incluídos no cardápio:
-
Alimentos fontes de vitaminas C e E (frutas ácidas, frutas cítricas, vegetais de folha verde-escuro e cereais);
-
Fontes de proteína animal e vitaminas do complexo B (carne, ovos e outros);
-
Líquidos naturais (água de coco, sucos integrais e outros);
-
Fontes de minerais e carboidratos simples (raízes, sementes, vegetais e legumes);
-
Fontes de ácidos graxos, como o ômega-3 (peixes de água salgada, crustáceos e outros);
-
Soja, que é uma das fontes produtoras do estrogênio, o principal hormônio feminino.
A mulher deve, além de incluir esses alimentos em sua dieta, ingerir bastante água e praticar atividades físicas.
Dessa forma, o seu organismo estará equilibrado e, pelo menos no sentido fisiológico, a gravidez terá todas as condições de acontecer.
O acompanhamento médico é fundamental
É necessário destacar que alguns problemas de fertilidade são crônicos e/ou genéticos, não dependendo apenas da alimentação.
Portanto, ao notar uma dificuldade para engravidar, a mulher deve procurar um especialista em reprodução humana para investigar as causas.
De toda forma, adotar uma dieta rica nos alimentos acima citados irá melhorar a saúde da mulher e aumentar a sua fertilidade por meio de um corpo mais saudável.
Comentários estão fechados.