Você tem paredes de gesso? Confira ESTAS dicas para limpar e evitar manchas
A porosidade do gesso pode fazer com que ele seja mais difícil de limpar, mas não é impossível fazer esse tipo de higienização. Veja!
A limpeza de paredes pode ser um pouco trabalhosa. A dificuldade pode aumentar quando elas são feitas de gesso. Afinal, o material é delicado, pode se desgastar mais facilmente e, principalmente, não reage bem a todo tipo de produto de limpeza.
A dificuldade toda se deve, principalmente, por uma das principais características do gesso: ele é poroso. Por isso, ele absorve, poeira, sujeira e umidade mais facilmente. Tudo isso leva à necessidade de métodos que não danifiquem o material mas que, ao mesmo tempo, sejam eficazes.
Continue a leitura e descubra as melhores maneiras de limpar suas paredes de gesso, além de saber como evitar que elas retenham sujeira.
O que NÃO fazer com suas paredes de gesso
A primeira coisa que temos que ter em mente é que o gesso é delicado e poroso, como já citamos antes. Por isso, não podemos usar materiais abrasivos para limpá-lo. Ou seja, jamais utilize produtos à base de ácido ou alvejantes na sua faxina.
Outro ponto que devemos observar é que, por ser poroso, não podemos usar água em excesso. Isso também vale para líquidos coloridos – ou seja, nem pense em passar um paninho com aquele seu desinfetante roxo.
Então, o que fazer para limpar as paredes de gesso?
Antes, vamos falar sobre o que evitar para não causar manchas e danos.
É de suma importância evitar bater objetos muito pesados, ou de maneira muito agressiva, nas paredes de gesso. Afinal, o material é delicado e isso pode causar fissuras e amassados na sua parede.
Também se recomenda evitar sujar as paredes com comida, principalmente aquelas que têm maior potencial para causar manchas, como o molho de tomate. As manchas podem ser muito difíceis de remover.
Agora sim, vamos às dicas:
- Use um espanador ou pano seco, macio e limpo na faxina do dia a dia. Isso removerá a poeira e preservará sua parede;
- Nos dias de limpeza mais pesada, o ideal é usar um pano pouco úmido, detergente e água morna. E um pano seco para secar a parede;
- Lembre-se de fazer movimentos suaves e não aplicar força.
E aquelas manchas amareladas?
Muito provavelmente, são causadas pela umidade. Elas podem ser eliminadas usando uma mistura de dois litros de água morna e oito colheres de vinagre branco.
Basta aplicar a solução sobre o local com um borrifador e deixar agir por alguns minutos. Depois, limpe com um pano úmido e, em seguida, use um seco.
No entanto, tenha alguns cuidados: use proteção para evitar que a mistura entre em contato com a sua pele e, antes de qualquer coisa, teste a mistura em um local pequeno e discreto.
*com informações da Revista Casa e Jardim
Comentários estão fechados.