Vontade de comer alimentos específicos pode indicar deficiências nutricionais

Nosso corpo é muito inteligente e sempre dá sinais quando algo não vai bem. Confira o que o desejo por alimentos específicos pode sugerir.

O desejo por certos alimentos é normal e está associado a fatores como questões hormonais e culturais. Contudo, você sabia que a vontade de comer alimentos específicos também pode ser um sinal de carências nutricionais? Isso mesmo, o corpo emite esse tipo de sinal para mostrar que precisa de alguns nutrientes. Saiba mais sobre esse assunto!

Leia mais: Veja como substituir o açúcar refinado com essas opções mais saudáveis

Desejos alimentares e deficiências de nutrientes

Profissionais da nutrição alertam que a vontade repentina de comer certos alimentos pode ser um mecanismo do corpo, no intuito de despertar a vontade da pessoa para comer exatamente aquilo que está em falta em seu organismo. Portanto, confira quais são os desejos alimentares mais comuns e o que eles podem indicar.

  • Chocolate

É comum que as mulheres sintam vontade de comer chocolate e doces em geral durante o período pré-menstrual. Isso ocorre porque há uma grande oscilação nos hormônios femininos antes da menstruação. Com isso, a produção de serotonina cai, e o chocolate é um alimento que promove o aumento dessa substância.

  • Tomate

Você já viu alguém com uma vontade incontrolável de comer tomate? O desejo por esse vegetal pode estar relacionado com os baixos níveis de potássio no organismo. Nesse sentido, o tomate, a banana e vegetais verdes auxiliam na reposição desse nutriente.

  • Água

A sede excessiva (polidipsia) pode ser um sinal de desidratação. Contudo, é necessário ligar o alerta caso isso ocorra, pois esse é um dos sintomas do diabetes, assim como a vontade anormal de urinar e a fome excessiva.

  • Doces

A vontade descontrolada de consumir doces em geral pode estar relacionada com a deficiência de triptofano, um aminoácido que auxilia na produção da serotonina. Sendo assim, a falta de triptofano no organismo pode desencadear quadros de ansiedade, depressão e irritação.

Fome oculta

A fome oculta é, resumidamente, a carência de um ou mais nutrientes. Sendo assim, por mais que você faça lanchinhos ou certas refeições, pode ser que seu corpo continue emitindo sinais de fome porque está sentindo falta de certos nutrientes, como o ferro, por exemplo, cuja carência pode causar anemia.

Procure atendimento nutricional

As deficiências nutricionais podem comprometer todo o funcionamento do corpo, assim como desencadear doenças graves. Por outro lado, doenças já instaladas também podem gerar essas vontades. Então, busque acompanhamento nutricional caso você se identifique com algum dos tópicos aqui abordados.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More