Você toma mais de um banho por dia? Veja quais são as implicações

Segundo especialistas, tudo em excesso pode acarretar problemas futuros, até mesmo o banho.

A população brasileira, até por conta do clima do país, tem o costume cultural de tomar de 2 até 5 banhos por dia. No entanto, segundo especialistas, o ato de tomar vários banhos ao dia pode ocasionar em alguns problemas de saúde. Portanto, ao acompanhar a leitura, confira quais são as implicações disso no seu corpo.

Leia mais: O tamanho da pupila pode indicar quem tem afantasia (falta de imaginação)

O que acontece com o corpo após muitos banhos?

Cientificamente, o aconselhado é tomar somente um banho por dia, uma vez que a ação repetida em um curto período de tempo pode afetar a saúde da pele, dos cabelos e até do aparelho reprodutor. Além disso, pode haver um aumento da conta de água e luz ao final do mês. Confira quais são as consequências de tomar vários banhos por dia no corpo.

  • A saúde dos cabelos

Lavar o cabelo mais de uma vez no dia pode fazer com que ele fique oleoso e perca nutrientes. Isso porque os produtos que usamos na lavagem do cabelo causam o seu ressecamento, e como medida de solução, o couro cabeludo produz uma maior quantidade de sebo.

  • As consequências na pele

Um outro ponto a respeito do exagero de banhos diários é a saúde da pele. Embora pareça algo contraditório, a água quente e sabonete em excesso acabam por eliminar as bactérias saudáveis e óleos naturais presentes na superfície da derme, ressecando e causando coceira.

  • Problemas nos órgãos reprodutivos

Além de todas essas implicações, tomar banho várias vezes ao dia também pode afetar a saúde dos órgãos reprodutivos, tanto masculinos como femininos.

Assim, o que ocorre é que tal região do corpo tem característica autolimpante e a utilização recorrente de sabonetes e outros cosméticos pode desregular o pH dessa parte corporal. O desequilíbrio bacteriano do aparelho reprodutor gera irritação local, coceiras e feridas. Com isso, o ideal é utilizar produtos neutros.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.