Você usa os polegares para digitar? Médica faz alerta!
Hábito vem se tornando cada vez mais comum em razão do amplo uso de celulares.
O hábito de digitar em celulares já faz parte do cotidiano de muitas pessoas, especialmente das que estão no mercado de trabalho. Afinal, atualmente, muitos afazeres estão relacionados à internet, e é raro uma ocupação na qual não se usem computadores.
Nesse cenário, os celulares se tornaram verdadeiras ferramentas de trabalho, além de ser usado também em momentos de lazer. Neste segundo caso, a digitação é algo ainda mais frequente, principalmente por conta dos aplicativos de mensagem instantânea.
Apesar disso, médicos e especialistas fazem um alerta: é preciso ter cuidado na hora de utilizar o dedo polegar durante a digitação de textos.
Quais os riscos de usar o polegar para digitar?
Confira os riscos de digitar no celular com o dedão – Foto: Pixabay
Esse hábito de se utilizar o dedão para digitar, sem outros dedos, pode gerar problemas de saúde.
Na verdade, o principal impacto é o surgimento de tendinite na mão. Até porque, segundo médicos, esse dedo não teve uma evolução ao longo dos anos para ser usado em digitação.
Ao longo do tempo, era muito comum digitar no computador e, antes, datilografar na máquina de escrever.
Inclusive, existem diversos cursos de digitação (antes, datilografia), que ajudavam as pessoas a escrever mais rápido, de forma correta e sem forçar tanto as mãos.
Mas, com a popularização do telefone celular, começou a surgir esse tipo de problema. O ‘texting tendinitis’ já é o nome dado ao problema de tendinite causado pelo envio acima do normal de mensagens pelo celular.
Recentemente, a médica Ellen Kroin, cirurgiã do hospital da Universidade Northwestern, nos Estados Unidos, fez esse alerta e mostrou esse apontamento. E isso é causado pelo uso contínuo e recorrente.
Quais são os sintomas?
Entre os principais sintomas causados pelo uso excessivo do dedão no celular está o desconforto no dedo polegar. Neste caso, o ideal é dar um descanso e voltar a usar os dedos indicadores.
Agora, se o dedão continuar doendo por muitos dias, o recomendado é procurar atendimento médico. Isso porque, se a dor se prolongar, poderão surgir mais problemas no futuro, podendo até mesmo ser necessária cirurgia, em alguns casos.
Por fim, o dedo indicador é o que possui o melhor formato para fazer digitação no telefone celular. E, mesmo usando o dedão, se não ficar mandando tantas mensagens diretas, não terá com que se preocupar.
Isso porque o uso contínuo e excessivo do dedão, ou o dedo polegar, é o que mais causa problemas. Desta maneira, é importante ter esse cuidado extra.
Comentários estão fechados.