Volkswagen anuncia integração do ChatGPT ao sistema multimídia de seus veículos

A novidade chega tanto para os novos lançamentos de carros elétricos quanto para modelos já conhecidos do público.

Aproveitando o embalo das novidades apresentadas na CES 2024, que aconteceu em Las Vegas, nos Estados Unidos, a Volkswagen anunciou que irá adicionar o ChatGPT aos programas de multimídia de seus veículos.

No anúncio, feito na última segunda-feira (8), a montadora alemã garantiu que a novidade deve ser implementada ainda em 2024.

(Imagem: Volkswagen/reprodução)

Como vai funcionar?

Ainda de acordo com a VW, o ChatGPT vai se fundir com a assistente virtual IDA, que já está presente em seus veículos mais modernos.

Esse chatbot já é capaz de controlar os sistemas de ar-condicionado e navegação, além de outros recursos dos carros da Volkswagen, mas agora será refinado e ganhará novos recursos.

Em resumo, o ChatGPT deve servir como um plus à IDA, respondendo a comandos que a assistente virtual ainda não era capaz.

Para usar a tecnologia, os motoristas só precisam apertar o botão referente à IA no volante do seu carro e dizer “olá IDA”, proferindo a pergunta ou comando em seguida.

A Volkswagen trouxe uma mensagem de apresentação durante o anúncio da novidade, enfatizando que tudo isso poderá ser feito “com as mãos livres”.

“Isto pode ser útil em vários níveis durante uma viagem de carro: enriquecendo as conversas, esclarecendo dúvidas, interagindo em linguagem intuitiva, recebendo informações específicas do veículo e muito mais – puramente com as mãos livres”, destacou a montadora.

Quais carros irão receber a nova tecnologia?

(Imagem: Volkswagen/reprodução)

A Volkswagen anunciou que os lançamentos da sua linha de carros elétricos já vão chegar ao mercado com o ChatGPT na central multimídia. Os modelos citados foram ID.7, ID.4, ID.5 e ID.3.

Porém, a gigante do setor automobilístico também garantiu a presença do chatbot da OpenAI em novas gerações de modelos tradicionais, como Golf, Passat e Tiguan.

Por fim, a VW esclareceu que fez uma parceria com a empresa de software Cerence para acelerar o processo de atualização da IDA. Os primeiros lotes de carros equipados com a novidade devem chegar ao mercado já no segundo trimestre deste ano.

Segundo o site TechCrunch, consumidores da Europa e dos Estados Unidos devem ser os primeiros a receber carros integrados com o ChatGPT.

* Com informações de Volkswagen e TechCrunch

você pode gostar também

Comentários estão fechados.