Volta às aulas: aprenda a regular o sono da criança com o fim das férias
É comum haver essa dificuldade quando as férias chegam ao fim. As crianças se habituam a ter horários de sono mais flexíveis, mas isso pode atrapalhar a rotina.
Para garantir uma rotina saudável de sono, é fundamental seguir alguns passos. Uma noite completa de sono garante o funcionamento do organismo, que melhora a qualidade de aprendizado da criança. De volta às aulas, veja como regular o sono dos seus filhos para que eles não enfrentem dificuldades ao voltar para a escola.
O sono faz bem para a saúde
A médica especialista em sono do Instituto Brasiliense de Otorrinolaringologia (IBORL), Aliciane Mota, relata que as crianças que dormem mal costumam ficar mais agitadas e enfrentar dificuldades de concentração.
Os hábitos estabelecidos podem ser perdidos facilmente com a chegada das férias. Segundo os especialistas, durante o sono, vários hormônios – como endorfinas, serotoninas, leptina e o hormônio do conhecimento GH – são desenvolvidos. Eles muito importantes, especialmente nesta fase da vida.
O sono varia segundo a idade dos pequenos. Se são mais velhos, menor será a quantidade de horas para o repouso necessárias. Claro, os adultos não respeitam muito isso e adaptam a rotina da criança à rotina de adultos.
Crianças em idade pré-escolar, entre 3 e 5 anos, normalmente precisam de 13 horas de sono. As crianças entre 6 e 12 anos dormem menos de dez horas.
Ter uma rotina ajuda ao jovem a desenvolver hábitos saudáveis, além disso, dormir bem influencia de forma positiva no humor, na atenção e concentração, bem como no desenvolvimento cognitivo do cérebro daquela criança.
Dicas para ajustar a rotina
Coloque seus filhos para dormir mais cedo, entre 19h, 20h e 21h. Não deixe que eles durmam no mesmo horário que você. Tente manter uma rotina mais rígida, pois assim a criança saberá diferenciar a noite do dia.
Deixe que ela tire sonecas durante o dia, mas não permita que haja um exagero de sono à tarde, visto que assim ela não irá comprometer o descanso a noite, pois isso pode colocar todo o seu esforço por água abaixo.
Procure deixar as janelas abertas durante o dia e libere todos os sons ambientes da casa. No período da noite, busque deixar o local mais silencioso. No quarto da criança, deixe a área um tanto quanto escura ou com luz baixa.
Comentários estão fechados.