Volta às aulas: Como preparar as crianças para o retorno da rotina escolar
Confira algumas dicas que irão deixar o retorno às aulas muito mais fácil de lidar e menos abrupto para as crianças.
O período de férias é um excelente momento para aproveitar a presença dos filhos em casa e proporciona um tempo de diversão para os pequenos. Nesse sentido, retornar à rotina escolar pode causar alguns problemas e ser difícil de lidar tanto para os pais quanto para os filhos. Por isso, confira a seguir algumas dicas de como preparar as crianças para a volta às aulas.
Aprenda a preparar o seu filho a voltar à rotina de estudos
As crianças podem se mostrar bastante resistentes com a ideia do retorno da rotina da escola e isso pode ser uma grande dor de cabeça para os pais. Logo, a preparação é fundamental para que a criança consiga se acostumar previamente com o retorno e saibam lidar melhor com essa informação. Veja a seguir algumas dicas de preparo que vão fazer diferença:
Programe o dia e os horários
Durante as férias, é comum que haja um descuido quanto aos horários das crianças, principalmente quanto à hora em que elas acordam. Entretanto, a volta às aulas irá representar o retorno de uma rotina rígida com hora de acordar e dormir. Por isso, experimente começar a programar o dia de modo que a transição seja gradual e menos agressiva.
Separe os últimos dias para descansar
No decorrer das semanas de férias, os pais podem aproveitar para fazer diversos programas com as crianças para que elas colecionem memórias boas daquele período. Porém, é interessante evitar programas mais pesados ou cansativos quando o retorno às aulas já está próximo. Logo, escolha o último fim de semana para descansar e curtir em família.
Converse com as crianças
Muitas pessoas erram ao dizer que crianças não entendem as coisas, pois elas de fato conseguem compreender muito desde que haja diálogo. Portanto, separe um tempo para conversar sobre a nova rotina e pontue a importância da escola. Ademais, tente lembrá-los que existem os fins de semana e feriados para que ainda seja possível se divertir fora da escola.
Incentive o seu filho!
Por último, não deixe, de forma alguma, que o seu filho compreenda a escola e as atividades escolares como tarefas entediantes e sem sentido. Pelo contrário, as incentive na realização das tarefas e na participação das aulas. Para isso, você pode apostar no reforço positivo e apresentar algumas recompensas para boas notas.
Comentários estão fechados.