Vulcano, o planeta 'escondido' por Einstein: ele realmente existiu?
Saiba mais sobre essa intrigante teoria e todos os detalhes que a cercam.
Se você gosta de estudar sobre os planetas, já ouviu falar sobre o Vulcano, certo? Mas, sabe se ele realmente existiu? Há muitas dúvidas que envolvem este mundo.
Atualmente, conhecemos oito planetas que compõem o Sistema Solar. Contudo, alguns anos atrás, eram contabilizados nove no total, mas não estamos mais incluindo Plutão nessa lista.
No século XIX, Vulcano foi um planeta que surgiu e cuja existência durou cerca de 70 anos, até ser apagado da história por Albert Einstein.
Caso tenha curiosidade para entender sobre o tema, acompanhe algumas informações interessantes que trouxemos a seguir!
Mercúrio e sua relação com Vulcano
Le Verrier foi a pessoa que conseguiu encontrar um planeta observando a órbita de outro, neste caso, Mercúrio.
Por isso, ele foi chamado para observar Mercúrio e descrever toda a sua trajetória de acordo com a linha newtoniana da física.
No entanto, a órbita desse planeta parecia não fazer sentido, assim como suas oscilações. Não havia influência de outros planetas que pudessem justificar isso, pelo menos entre os mundos já conhecidos.
Foi por isso que Le Verrier trouxe sugestões sobre um possível planeta que estaria causando essas oscilações. Um que ainda não era conhecido e que, possivelmente, estava mais próximo do Sol que Mercúrio.
(Imagem: divulgação)
Le Verrier passou a chamá-lo de Vulcano, em homenagem ao deus romano do fogo. Após isso, Vulcano começou a ser observado por astrônomos, que afirmaram ter visto o planeta.
No entanto, eles podem ter se confundido com as manchas solares, estrelas ou com planetas já conhecidos.
Ao final de tudo, constatou-se que Vulcano nunca foi visto e a afirmação de sua existência foi refutada em 1915, com a Teoria da Relatividade Geral de Einstein.
Nela, a gravidade é mencionada como uma curvatura do espaço-tempo causada por objetos massivos.
Com isso, as oscilações de Mercúrio passaram a ser compreendidas como resultado de sua proximidade com o Sol, sem a necessidade de intervenção de outro planeta. Isso excluiu totalmente a existência de Vulcano.
Comentários estão fechados.