Wee: o carro elétrico que promete ser o mais barato do Brasil
Muito compacto, ele pode levar até dois passageiros e custar entre R$ 93 mil e R$ 100 mil.
Um veículo pequeno, com apenas três rodas: esse é o Wee, que pretende ser o carro elétrico mais barato do Brasil. Atualmente, o veículo disponível em terras nacionais custa cerca de R$ 165 mil.
Muito compacto, ele pode levar até dois passageiros e custar entre R$ 93 mil e R$ 100 mil. A ideia principal da sua fabricante é que seu uso seja feito por aplicativos ou locações, uma saída para o trânsito caótico do país.
Os veículos elétricos ainda estão muito distantes dos consumidores brasileiros. Apesar de serem sinônimos de sustentabilidade, o preço desses automóveis ainda não cabe no perfil dos principais consumidores. Assim, o Wee pretende custar 60 % menos que o atual, um projeto que nasceu há 15 anos e finalmente começa a se tornar realidade.
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O pequeno carro do futuro
O nome é Kers Wee, inspirado no sistema de recuperação de energia cinética, que recupera energia ao utilizar os freios. O Wee é por seu tamanho compacto, que significa “minúsculo” no dialético escocês. O pequeno carrinho terá autonomia de 200 quilômetros, podendo chegar a 100km/h, e sua bateria pode ser carregada em, no máximo, 8 horas.
Ele não polui o meio ambiente, mas sua construção sim. Devido a isso, a empresa responsável planta, pelo menos, 50 árvores nas nascentes dos rios para cada carro construído, com o objetivo de minimizar sua emissão de carbono na atmosfera.
As parcerias para a produção
A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e o Instituto Brasileiro de Mobilidade se uniram para dar uma cara 100% brasileira ao Wee. E então, toda a tecnologia utilizada na parte elétrica e automação é brasileira.
O Wee representa um avanço para a indústria automobilística brasileira. Primeiro, por ter tipo apoio de uma universidade estadual e poder levar o nome de pesquisadores brasileiros na sua montagem. Nesse sentido, o governo do Paraná também uniu forças e apoiou a iniciativa.
Além disso, ele representa um encontro entre a tecnologia e a sustentabilidade, um avanço para o nosso país, e mostra o resultado das pesquisas desenvolvidas nas universidades públicas brasileiras.
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