Wegovy: saiba como funciona a injeção para tratamento de obesidade
Recentemente, a Anvisa aprovou o medicamento Wegovy, uma espécie de caneta que atua no tratamento da obesidade. Veja como ela funciona.
O Wegovy, que é uma espécie de caneta com uma substância injetável que atua no tratamento da obesidade, foi recentemente aprovado e liberado para recomendação médica pela Anvisa em 3 de janeiro. O medicamento utiliza a semaglutida como principio ativo, que já era utilizado em um outro remédio para tratamento da diabetes tipo 2.
Obesidade tem tratamento
Outro medicamento com o mesmo principio ativo, chamado Ozempic, já era utilizado para combater a doença, mas de maneira off-label, ou seja, sem orientação expressa na bula. Já o Wegovy será disponibilizado com uma dose mais elevada, que é a aprovada até o momento: 2,4 mg semanais.
O medicamento deve ser aplicado uma vez por semana, com posologia inicial de 0,25mg, contudo a dose de manutenção recomendada – de 2,4mg semanais deve ser atingida – ao longo de 16 semanas. Para aplicar o Wegovy, a caneta precisa ser pressionada contra a pele até que todo o remédio seja injetado.
O Wegovy é um agonista receptor do GLP-1 (GLP-1 RA), que tem até 94% de semelhança com o hormônio humano produzido naturalmente. Isto é, o GLP-1. Essa molécula incentiva a perda de peso por aumentar a sensação de saciedade, o que leva à redução da fome. Dessa maneira, as pessoas que utilizam a medicação acabam reduzindo a ingestão calórica, o que promove o emagrecimento junto a outras atividades.
O remédio provoca alguns efeitos colaterais negativos, porém os mais frequentes atingem mais de uma a cada dez pessoas. As principais reações adversas são:
- Dor abdominal;
- Diarreia;
- Náuseas;
- Dores de cabeça;
- Vômitos;
- Prisão de ventre.
Esses efeitos intestinais adversos ocorrem, porque o composto é um análogo ao hormônio que já está presente no intestino humano. Esse hormônio é responsável por “avisar” ao cérebro quanto ao momento de diminuir a sensação de fome depois da alimentação, desacelerar o esvaziamento do estômago e proporcionar um aumento na produção de insulina, que é responsável por promover a absorção da glicose nas células.
Por fim, a medicação não é recomendada para ser utilizada com outros medicamentos que utilizem a mesma substância ou outros receptores de GLP-1. Também é contraindicada para mulheres que amamentam e grávidas.
Ele deve ser descontinuado com pelo menos dois meses de antecedência, em caso de gravidez planejada, pois o Wegovy possui uma meia-vida duradoura.
Comentários estão fechados.