Whisper Phone brasileiro revoluciona leitura de textos estrangeiro em sala de aula

Professora da rede municipal de Belo Horizonte adaptou equipamento norte-americano para auxiliar alunos que apresentavam dificuldades em ler textos de inglês em voz alta.

0

Lá no Ensino Fundamental, quando professores lhe pediam para ler textos de língua estrangeira em voz alta, dava aquele frio na barriga? E, mais ainda, aquela travada que, por mais craque que estivesse, não deixava sair uma só palavra? Se sua resposta for positiva, não se preocupe porque seu drama não é isolado!

A maior parte das crianças tem vergonha de ler em voz alta, principalmente se a leitura envolve idiomas estrangeiros. Essa dificuldade, obviamente, não passou despercebida por Lucienne de Castro Gomes, professora de inglês da rede municipal de Belo Horizonte. Observando esse problema entre seus alunos, a docente se pôs a pesquisar.

No meio de suas investigações, ela descobriu o whisper phone, algo como “telefone do sussurro”. Muito usado nos Estados Unidos, o aparelho permite que o aluno leia em voz alta, mas escuta apenas sua própria voz. Assim, não se sente intimidado e consegue analisar suas qualidades e onde deve melhorar.

Foto: LUCIENNE DE CASTRO GOMES

O custo, porém saía da realidade para aquisição – US$ 100 por unidade. Foi aí que a proatividade e criatividade da professora entraram em cena, mais uma vez. Lucienne criou uma engenhoca bem mais barata feita com canos de PVC. Com R$ 65,00, ela conseguiu confeccionar 15 instrumentos que viraram febre na sala de aula!

O mecanismo com base de 10cm é simples, mas tem uma funcionalidade incrível. Mesmo que o estudante fale bem baixinho, consegue ouví-la com bastante nitidez. Assim, vai identificando erros de pronúncia, se concentra melhor nas tarefas e, o melhor, escuta sozinho ou sozinha sua própria voz!

Isso é possível graças à potencialidade de isolamento acústico do PVC. A invenção de Lucienne fez tanto sucesso que não se limitou apenas à Escola Municipal José Madureira Horta, unidade educacional onde é lotada. Outras escolas da região conseguiram replicar o whisper phone mineiro, também nas aulas de Língua Portuguesa.

Aprenda a fazer o Whisper Phone de PVC:

Quer ter um igual na sua sala de aula? Veja como fazer o seu!

Você vai precisar de:

  • 10 cm de cano de PVC 1,5’’
  • 2 joelhos de 40 mm
  • 15 cm de adesivo colorido para enfeitar o fone

Como fazer:

  • Corte o cano de PVC com um serra e encaixe os joelhos, não é necessário colar. Para ficar mais atraente, use um adesivo colorido para cobrir o tubo. Pronto, simples assim!

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.