Wi-Fi lento? Cuidado! Alguém pode estar roubando seu sinal
Existem alguns indícios que apontam o uso indevido do seu Wi-Fi por parte de terceiros não autorizados.
O sinal de Wi-Fi funciona transmitindo dados através de ondas de rádio, estas são emitidas pelo roteador e recebidas pelos dispositivos conectados, como smartphones, laptops e tablets.
Esse sinal é compartilhado dentro do alcance do aparelho, o que permite que múltiplos dispositivos acessem a internet simultaneamente.
Mas um sinal de Wi-Fi fraco pode ser devido a fatores como a distância do roteador, a interferência de outros dispositivos eletrônicos ou a estrutura física da casa, como paredes e móveis.
Uma conexão lenta também pode indicar que mais dispositivos do que a rede suporta estão conectados a ela, o que pode acontecer se alguém estiver “roubando” seu Wi-Fi.
Se alguém descobre a senha do seu Wi-Fi, pode usá-lo sem permissão, reduzindo a velocidade da internet por sobrecarga.
Inclusive, hoje em dia existem ferramentas nativas em smartphones que podem descobrir senhas de redes Wi-Fi privadas.
Felizmente, também há formas de descobrir se alguém está acessando sua internet sem autorização, o que acontece principalmente na vizinhança.
Wi-Fi pode ser usado por pessoas não autorizadas ao descobrirem a senha – Imagem: reprodução
Dicas para identificar uso indevido do seu Wi-Fi
Internet perceptivelmente mais lenta
Se sua conexão está mais devagar que o habitual, especialmente durante horários de pico, pode ser um sinal de que outras pessoas estão usando sua rede. Esse é um sinal clássico!
Notificações de spam
Um aumento em notificações de spam durante a navegação pode indicar que há mais dispositivos conectados à rede, sobrecarregando o sistema.
Aplicativo Fing
Uma maneira eficaz de verificar os dispositivos conectados à sua rede é usando o aplicativo Fing, disponível na Google Play e na Apple Store.
Ele faz varreduras na rede e lista todos os aparelhos conectados. Você pode usar Fing para:
-
Realizar uma varredura na rede;
-
Verificar todos os dispositivos conectados;
-
Bloquear ou desconectar remotamente dispositivos não autorizados.
Para usar o Fing, basta instalá-lo e iniciar uma varredura. Ele vai exibir uma lista de todos os dispositivos conectados à sua rede Wi-Fi. Se encontrar um aparelho desconhecido, você pode bloqueá-lo diretamente pelo aplicativo.
Para finalizar, troque a senha da sau rede de Wi-Fi
Ao identificar dispositivos não autorizados, a melhor solução é trocar a senha do Wi-Fi. Isso desconectará todos os itens e forçará a reconexão apenas daqueles que possuem a nova senha. Para mudá-la, você pode:
-
Contatar seu provedor de internet e solicitar a mudança da senha;
-
Acessar o roteador digitando os códigos 192.168.1.1 ou 192.168.0.1 no navegador de internet e seguindo as orientações para alterar a senha.
Geralmente, o uso indevido do Wi-Fi é resultado de uma quebra de senha. Portanto, criar uma senha forte e mudá-la regularmente é uma excelente medida de proteção.
Comentários estão fechados.