Windows 11 terá assistente pessoal baseado no ChatGPT

Com a mudança, o atual assistente do sistema operacional, o tradicional Cortana, poderá desaparecer da plataforma.

Durante o Build 2023, a Microsoft anunciou a chegada do Windows Copilot, o novo assistente virtual do sistema operacional da empresa.

O Copilot é equipado com a tecnologia de linguagem ampla ChatGPT-4, que baseia o ChatGPT e é o segredo por trás do seu “poder”.

Com o novo assistente, o uso do Cortana, o atual assistente virtual do Windows 10, será deixado de lado. As novidades serão implementadas em uma grande atualização para o Windows 11, segundo a Microsoft.

Como será o funcionamento do Windows Copilot?

Ao longo do Build 2023, a Microsoft explicou, através de um vídeo demonstrativo, que o novo assistente virtual será capaz de entender como os usuários utilizam o Windows para canalizar as suas preferências.

Dessa forma, o substituto da Cortana poderá oferecer uma experiência mais completa e assertiva aos utilizadores do sistema operacional.

Em geral, o Copilot funcionará de forma idêntica ao ChatGPT, respondendo a perguntas feitas pelos usuários, tanto em questões relacionadas ao Windows em si quanto a outros assuntos.

Algo semelhante já é feito pelo plugin do Bing Chat que foi implementado na plataforma, mas, de acordo com a Microsoft, o Copilot agirá bem mais amplamente.

Como exemplo, o novo assistente virtual poderá interagir com documentos e arquivos, ajudando os usuários a organizá-los e até a enviá-los via e-mail, por exemplo.

Além disso, o Copilot poderá assumir algumas funções como reproduzir músicas e vídeos e ajustar o brilho de tela dos monitores, tudo mediante a sincronização com apps do sistema do Windows e alguns aplicativos de terceiros, como Spotify e YouTube.

Por fim, também foi anunciado que o assistente virtual “super inteligente” poderá se conectar com plugins em navegadores para acessar informações contidas na internet, o que o deixará praticamente no mesmo patamar que o ChatGPT.

O ícone que dará acesso ao Copilot ficará fixado na barra de tarefas do Windows, ao lado da tradicional barra de pesquisas.

Ainda não há uma data de lançamento do assistente virtual, mas os testes da ferramenta terão início na primeira semana de junho.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.