Xará ou Chará? Nunca mais erre na hora de usar o ‘X’ ou ‘CH’

Na língua portuguesa, diversas palavras causam confusão, como aquelas que são escritas com CH ou X. Veja os erros comuns para evitar.

Aqueles que nunca escreveram uma palavra que carrega ‘CH’ colocando um “X” na sua transcrição, ou vice-versa, que atire a primeira pedra. Afinal, trata-se de um erro ortográfico comum que diversos falantes da língua portuguesa cometeram, cometem ou ainda vão cometer.

Veja também: Coloque no dicionário mental: esta palavra agora é oficial da Língua Portuguesa

Em especial, são várias as palavras que carregam esses sons que podem gerar sérios problemas para aqueles que não estão com o corretor ortográfico por perto. Conhece algumas delas.

Cheque e Xeque: duas versões existentes na língua portuguesa

Primeiramente, temos o exemplo de cheque e xeque. A diferença reside na primeira letra de cada palavra. A pronúncia entre as duas palavras é muito semelhante. Contudo, o que geralmente diferencia o uso desses dois elementos é o contexto. Isso, pois xeque, por exemplo, é um termo empregado em jogos de xadrez, quando um lance ameaça o rei adversário.

Por outro lado, cheque é um documento escrito, equivalente a dinheiro, preenchido com o valor que se pretende pagar, segundo o Dicionário Online de Português.

Xícara e Chícara

Ao contrário do primeiro item, aqui temos um exemplo em que uma das palavras não existe. Xícara é a forma correta da palavra. A versão chícara, com ch, está errada. Xícara é um recipiente ou utensílio doméstico usado para bebidas quentes ou frias. Curiosamente, um sinônimo para xícara é chávena, que leva ch.

Qual é o certo na língua portuguesa: xará ou chará?

Seguindo a mesma lógica do segundo elemento, a forma correta de escrita é xará, com x mesmo. A palavra chará, com ch, não existe. Xará é um substantivo que indica que uma pessoa tem o mesmo nome da outra. Então, se o seu nome é Eduardo, por exemplo, você tem vários xarás famosos pelo Brasil.

Etimologicamente, a palavra xará tem sua origem no tupi xa’ra, derivado de xe rera, que significa “aquele que tem meu nome”. Assim como outras palavras de origem indígena, como abacaxi e capixaba, ela também deve ser escrita com x.

Xarope ou Charope?

Por fim, a forma correta de descrever esse tipo de medicamento é xarope mesmo. Portanto, a outra forma está incorreta. Xarope é um substantivo masculino que se refere a um tipo de remédio líquido. Culinariamente, pode ser usado para indicar calda açucarada.

Uma curiosidade: o verbo xaropar existe e xarope é a forma conjugada do verbo xaropar na primeira e na terceira pessoa do singular do presente do subjuntivo, assim como na terceira pessoa do singular do imperativo.

Continue praticando para garantir que suas dúvidas sejam sanadas. Certifique-se também de consultar o dicionário de sinônimos, caso você realmente procure expressar uma certa ideia e não esteja confiante em escrever a palavra originalmente pensada.

* Com informações de Dicio

você pode gostar também

Comentários estão fechados.