Youtube divulga que os anúncios poderão ser apenas em áudio
Esta novidade foi divulgada pela empresa durante o evento Advertising Week New York, onde estavam presentes profissionais de marketing de diferentes lugares do mundo.
Agora o Youtube também vai passar a ter anúncios em áudios com duração de até 30 segundos, que serão reproduzidos durante os podcasts existentes na plataforma. Esta novidade foi divulgada pela empresa durante o evento Advertising Week New York, onde estavam presentes profissionais de marketing de diferentes lugares do mundo. Os anúncios de áudio no Youtube já estão dando o que falar, mas é algo que já acontece em outras plataformas.
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Estes novos anúncios não vão ser acompanhados de suporte visual, e a novidade vai funcionar igual às propagandas feitas para as rádios. Espera-se, de acordo com as especulações de outros veículos, que apenas imagens simples, em segundo plano, acompanhem o áudio e um botão que levará o consumidor até a página do produto ou serviço anunciado. Saiba mais ao ler o artigo.
Qual é a ideia por trás desses novos anúncios?
Pensando em oferecer mais espaços para seus anunciantes, o Youtube idealizou esse espaço para que as marcas e as empresas consigam engajar junto de seu público-alvo, com o foco apenas na voz. E, claro, assim a plataforma também vai lucrar com essa novidade, onde desde 2020 o podcast encontra-se em alta no site.
Apesar de não ter sido criado com esse objetivo, o Youtube sempre foi um espaço usado de divulgação para podcasts, muito antes até de ser denominado como “podcast”. Era muito comum ver vídeos com uma imagem estática como plano de fundo e sobe o áudio, seu principal conteúdo.
A introdução desse novo jeito de anunciar também pode ser vista como forma de apoio aos podcasts, que estão em constante crescente na plataforma e no mundo. Esse tipo de anúncio vem passando por testes desde novembro de 2020.
Quando esses novos anúncios vão poder serem ouvidos na plataforma?
Ainda não se sabe quando o YouTube apresentará esse novo formato aos anunciantes. Pode não demorar muito, pois a plataforma precisa afinar os investimentos feitos em uma aba especial de podcast.
O serviço ainda não chegou ao Brasil, mas as chamadas de voz já estão sendo usufruídas em alguns mercados globais. O algoritmo do Youtube exibe recomendações de podcast baseadas em seus gostos pessoais, tanto no formato vídeo quanto em áudio.
Apesar da duração dos anúncios na plataforma, o fato de o usuário ser obrigado a ver e/ou ouvir os anúncios acaba implicando na experiência final do consumidor com o Youtube. E não é de hoje que eles recebem críticas por conta da quantidade exagerada de anúncios em cada vídeo disponível.
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