YouTube toma medidas drásticas contra bloqueadores de anúncio; entenda

De acordo com usuários do fórum online Reddit, a plataforma está ameaçando desativar o player de vídeo de usuários que insistirem em usar os bloqueadores.

O YouTube adotou uma abordagem mais agressiva para enfrentar os bloqueadores de anúncio e os usuários que utilizam essas ferramentas.

De acordo com relatos de utilizadores, a plataforma de vídeos do Google agora dá três chances para que os usuários desativem os bloqueadores. Caso recusem a desativação, o player de vídeos pode ser bloqueado no dispositivo da pessoa.

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A nova abordagem do YouTube para brecar os bloqueadores de anúncios

Fonte: Reprodução/Reddit

Foram vários testes diferentes do serviço, com o mais recente sendo o mais radical. Um usuário do Reddit publicou uma captura de tela que mostra a mensagem do YouTube para quem usa ferramentas do tipo.

“O reprodutor de vídeos será bloqueado após 3 vídeos”, começa a mensagem, que tem os números acima, em um contador. “Parece que você está usando um bloqueador de anúncios. O reprodutor de vídeos será bloqueado a não ser que o YouTube entre na lista de permissões ou o bloqueador de anúncios seja desabilitado”, segue o texto no banner.

Justificativa do YouTube

Como forma de explicar a ação, o YouTube repete que as propagandas permitem que o serviço continue gratuito para bilhões de espectadores em todo o mundo.

Ele destaca a possibilidade de assinar o YouTube Premium para vídeos sem anúncios e termina dizendo que os criadores ainda assim são pagos pelos inscritos.

Ao final, há duas opções para o usuário com o adblock: permitir os anúncios ou testar a versão Premium. O reprodutor de vídeos fica bloqueado após três vídeos até que uma ação seja tomada.

A nova abordagem do YouTube chega após tentativas diferentes. No mês passado, usuários relataram pop-ups com alertas de que “os bloqueadores de anúncios não são permitidos”. Na ocasião, porém, não havia o contador de três chances, com o vídeo sendo retomado após a remoção do bloqueador de anúncios.

Essa “batalha” entre empresas e usuários em relação aos bloqueadores de anúncio destaca a importância da publicidade online como uma fonte de financiamento para muitos serviços gratuitos. No entanto, também evidencia a insatisfação dos usuários com anúncios invasivos ou excessivos.

O equilíbrio necessário

À medida que essa disputa continua, é provável que vejamos tanto as empresas tentando encontrar soluções mais eficazes para veicular anúncios relevantes e menos intrusivos, como os usuários em busca de maneiras de controlar a quantidade e o tipo de anúncios que são expostos.

O YouTube está se mostrando mais determinado em combater o uso de bloqueadores de anúncio, oferecendo três chances para que os usuários desativem a ferramenta. Essa abordagem mais agressiva evidencia a importância da publicidade online como uma fonte de receita para a plataforma.

No entanto, a batalha entre empresas e usuários em relação a essa ferramenta também destaca a necessidade de encontrar um equilíbrio entre a geração de receita e a satisfação dos usuários.

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