Zagallo: o país terá 3 dias de luto oficial pela morte do Velho Lobo
A ação foi decretada pelo governo federal neste sábado (6).
Na manhã deste sábado (6), a notícia da morte de Mario Jorge Lobo Zagallo, o maior campeão da história da Seleção Brasileira de futebol, correu o mundo e chocou a todos. Em decorrência disso, o governo brasileiro decidiu decretar luto oficial de três dias.
Zagallo, que estava com 92 anos de idade, conquistou cerca de 21 títulos com a Seleção, sendo quatro deles Copas do Mundo (1958 e 1962 como jogador, 1970 como treinador e 1994 como coordenador). Ele morreu em decorrência de falência múltipla dos órgãos no hospital Barra D’Or, no Rio de Janeiro.
O luto oficial foi publicado na edição extra do Diário Oficial da União (DOU) deste sábado. Em suas redes sociais, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, confirmou o decreto.
“Em memória do eterno Mário Jorge Lobo Zagallo, está decretado luto oficial de 3 dias no país”, disse.
Clubes homenagearam o eterno ídolo
(Imagem: Antônio Scorza/AFP/reprodução)
Dentre as muitas homenagens direcionadas a Zagallo que ocorreram ao longo do dia, destacam-se a de alguns dos principais clubes do futebol brasileiro.
Em especial, times como Flamengo, Fluminense, Vasco e Botafogo (o primeiro time treinado pelo Velho Lobo), que Zagallo treinou e/ou jogou em algum momento da carreira, repercutiram nas redes.
O Flamengo relembrou os títulos conquistados por Zagallo em sua passagem pela Gávea. “O Velho Lobo voltou à história do Mais Querido no comando técnico. Era ele o comandante no título carioca de 1972 e em 2001, quando vencemos a Copa dos Campeões – e quem não lembra da vibração dele, de colete por cima do Manto Sagrado, quando Pet nos garantiu o quarto Tricampeonato, aos 43 do segundo tempo?”, disse o clube em uma postagem nas redes sociais.
Para o Botafogo, o primeiro time treinado por Mario Jorge e no qual ele também atuou como jogador, ele foi um dos maiores ídolos, uma lenda do futebol mundial.
“Desejamos força aos familiares, amigos e fãs. Seu legado no Glorioso e no futebol jamais será esquecido. Descanse em paz, Velho Lobo!”, destacou o clube da Estrela Solitária.
Outro time treinado por Zagallo, o Fluminense, atual campeão da Taça Libertadores da América, também destacou a imponência da história do Velho Lobo e desejou força a amigos e familiares.
“Uma das grandes lendas da história do futebol brasileiro e mundial e campeão pelo Tricolor”, disse o clube. “Toda a nossa força e os nossos sentimentos aos amigos, familiares e fãs de um ídolo eterno”, finalizou.
O Vasco da Gama, outro grande do Rio que foi treinado por Zagallo, também fez menção honrosa ao ídolo nas suas redes sociais. “Zagallo defendeu as cores do Vasco da Gama em duas oportunidades, ambas na função de treinador, com 49 vitórias, 34 empates e 16 derrotas. O Velho Lobo conquistou três títulos pelo Gigante da Colina: o Troféu Colombino de 1980, a Taça Gustavo de Carvalho de 1980 (equivalente ao segundo turno Estadual) e a Taça Adolpho Bloch de 1990.”
Os quatro grandes clubes de São Paulo, Corinthians, Santos, Palmeiras e São Paulo FC são outros exemplos de clubes que lembraram a trajetória do eterno tetracampeão brasileiro.
O Santos fez questão de destacar que Pelé, falecido no final do ano passado, espera Zagallo no reino sagrado. Corinthians e São Paulo dedicaram-se a destacar a grandeza de Zagallo, enquanto o atual campeão brasileiro, Palmeiras, lamentou a perda do multicampeão e desejou que Zagallo descanse em paz.
Nós, que fazemos o Escola Educação, também prestamos nossas sinceras condolências a familiares, amigos e fãs de Mario Jorge Lobo Zagallo. Que ele descanse em paz, que suas memórias perdurem para sempre e que seu rico legado sirva de exemplo para as novas gerações.
Comentários estão fechados.