Home / Carreiras & Profissões / 5 comportamentos que te afastam do sucesso profissional

5 comportamentos que te afastam do sucesso profissional

Cinco comportamentos que te levam ao sucesso profissional

Quem é que nunca sonhou em ser reconhecimento profissionalmente na empresa em que trabalha? Alguns esperam anos por uma promoção, em vista de alcançar um salário maior ou um cargo mais atrativo.

Que esse desejo é comum não temos dúvidas, mas você já parou para pensar no que tem feito para alcançar melhores propostas de trabalho? Nem sempre querer é o suficiente. Antes de tudo, é preciso estar ciente de que muitas pessoas estão na mesma situação que você e que dificilmente chegará aonde quer agindo sempre da mesma forma.

Quando nos referimos ao sucesso profissional, levamos em consideração aspectos técnicos e comportamentais. Obviamente a formação técnica e as competências práticas são fundamentais para se sair bem em qualquer emprego, mas o seu perfil comportamental também reflete no seu sucesso profissional.

Em meio ao corre-corre do dia a dia, dificilmente sobra tempo para avaliar a maneira como se porta e muito menos se há algo errado nisso. Nesse cenário corporativo, se afasta do autoconhecimento e autocrítica, o que consequentemente gera o distanciamento de melhores oportunidades de trabalho.

Para te ajudar a identificar os principais causadores do fracasso profissional, selecionamos cinco comportamentos que devem ser evitados no ambiente de trabalho. Confira abaixo:

  1. Dificuldade de adaptação

Primeiramente é importante pensar que o mercado de trabalho está em constante mudança e aqueles profissionais que possuem dificuldades de se adaptar a elas são os maiores prejudicados nesse cenário.

Quem acompanha esse ritmo dinâmico tem mais chances de se destacar e ser visto como um profissional mais preparado. Procure fugir do papel de vítima e enxergue as oportunidades que podem surgir em meio às turbulências. Pode ser nesse momento que consiga alavancar sua carreira.

  1. Assumir cargo de gestão sem ter o perfil adequado

Se você está inserido em uma empresa e não sabe exatamente aonde quer chegar, dificilmente será bem sucedido. É importante que tenha consciência de sua preparação ao assumir determinado cargo, principalmente de gestor.

Caso não esteja preparado, pode comprometer o resultado do seu trabalho e transmitir a sensação de que não é um bom profissional. Antes disso, verifique se o seu perfil ou ativos de carreira estão relacionados às habilidades técnicas ou de gestão. Isso te dará mais segurança ao executar suas funções.

Como adquirir Sucesso Profissional
  1. Distribuir a culpa

Falhar no ambiente de trabalho é realmente desagradável para qualquer profissional. Quando algo sai diferente do esperado, sempre existe aquele que se prontifica a distribuir a culpa, a fim de achar um responsável para tal erro.

Alguns apontam para pessoas e outros para fatores externos, com argumentos de que o mercado sofreu retração, as condições climáticas interferiram, a Copa do Mundo atrapalhou. Esse tipo de comportamento pode até parecer inteligente, mas a verdade é que terceirizar a culpa é muito pior que assumi-la.

  1. Subestimar a sua competência

Nenhum profissional é obrigado a saber tudo ou ser excelente em todas suas ações. Procure aceitar suas limitações e busque se aproximar de pessoas capazes de complementar o seu trabalho, em termos de habilidades e competências.

Sentir-se ofuscado ao estar próximo de pessoas inteligentes é algo defasado e te afastará do crescimento profissional. Para tanto, evite crenças limitadas que possam barrar a sua capacidade de iniciativa e de crescimento.

  1. Conformismo

Pessoas que se conformam com a sua situação atual e não buscam crescer e evoluir acabam estagnadas. Geralmente isso acontece pelo medo de se arriscar ou errar. A proatividade, comportamento muito bem visto no mercado de trabalho atual, advêm de pessoas que não esperam passivamente pelos desafios ou adiam a execução de tarefas complexas. Elas estão sempre dispostas a encarar coisas novas.